Júlia Vieira compete nesta quarta-feira no Campeonato Mundial Sub-20 de Levantamento de Peso, na Grécia

Carioca será a primeira a estrear em Heraklion; Taiane Justino, outra representante brasileira, competirá na próxima semana

Júlia Vieira é uma das representantes do Brasil no Mundial. Foto: Divulgação CBLP.

 

Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O Brasil inicia nesta quarta-feira (4) sua participação no Campeonato Mundial Sub-20 de Levantamento de Peso, em Heraklion, na Grécia. O torneio teve início na segunda-feira e o nosso país será representado na competição por duas atletas: as cariocas Júlia Vieira e Taiane Justino, caçulas do grupo composto por seis pesistas que esteve no Training Camp organizado pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), realizado em abril, na Suécia.

Júlia Vieira (que completará 18 anos no próximo dia 17) conquistou, no ano passado, o vice-campeonato mundial sub-17, em Jeddah, Arábia Saudita, no arremesso da categoria até 55kg – foi a sua primeira medalha internacional. No Campeonato Pan-Americano Júnior, em Cali-COL, terminou na sexta colocação. Nesta quarta-feira, às 6h (de Brasília), ela competirá na categoria 59kg B. Seu peso de entrada total é de 193kg.

“Estou ansiosa para estrear neste Mundial. Espero ter um bom desempenho, bater meus recordes e representar bem nosso país. Conto com a torcida de todos”, disse Júlia.

Taiane, por sua vez, é uma grande esperança de medalhas. No Mundial Sub-17 da Arábia Saudita, conquistou bronze no arranco (94kg) e duas pratas, uma no arremesso (125kg) e outra na soma total (219kg). No Jogos Pan-Americanos Júnior, levou mais uma medalha de bronze, além de duas pratas e um bronze no Campeonato Pan-Americano Sub-20. Sua participação na categoria acima de 87 kg A, na Grécia, será na terça-feira da próxima semana (10).

O treinador da Seleção Brasileira, Dragos Stanica, demonstra otimismo quanto à participação das duas jovens atletas neste Mundial Sub-20.

“A expectativa nesta competição é a de fazer bons resultados, bater os recordes brasileiros e obter boas colocações”, disse Dragos, lembrando que 2022 é um ano de transição para as atletas.

“Elas estão passando da categoria Sub-17 para a Sub-20 e isso gera um impacto. Vão disputar contra atletas com idades até três anos mais avançadas. Ou seja, é complicado falar em medalhas, mas no caso específico da Taiane, vamos tentar ganhar uma medalha em algum estilo. Ela tem chance no arremesso. Já a Júlia está na categoria onde há mais participantes, 23 atletas, o que torna as coisas mais difíceis”, analisa o técnico romeno.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com