Laura Amaro vai à Copa do Mundo em busca de uma vaga direta nos Jogos Olímpicos de Paris

Na última competição do ciclo olímpico, a brasileira precisa subir uma posição no ranking para se classificar de forma direta

Na Tailândia e por uma vaga em Paris, Laura Amaro pretende chegar na marca de 255 kg totais. Foto de Arquivo: Miriam Jeske/COB

Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa CBLP

A Copa do Mundo de Phuket, na Tailândia, é a competição derradeira e obrigatória para os aspirantes a vagas nos Jogos de Paris 2024. Encerra o ciclo de torneios que contam pontos no ranking de qualificação olímpica (OQR). O levantamento de peso brasileiro estará representado no evento por três atletas: Laura Amaro, Taiane Justino e Amanda Schott.

Em busca de uma vaga direta em Paris, Laura Amaro tem na Tailândia a última oportunidade de melhorar seu ranking. Atualmente ocupa a 11ª colocação no OQR da categoria até 81kg feminino, com uma carga total de 247 kg. Porém, sua carga de entrada na Copa do Mundo será de 255 kg, marca que alcançada a colocaria momentaneamente na sexta posição da corrida olímpica.

Doze atletas disputarão cada faixa de peso na França, mas existem critérios específicos para a classificação. As dez primeiras pesistas do OQR avançam diretamente. Ou seja, subindo uma posição, o passaporte da brasileira para Paris estará carimbado. No entanto, cada país poderá ter no máximo um atleta por faixa de peso e apenas três por gênero, abrindo uma segunda possibilidade de classificação.

Laura chega à Tailândia embalada pelas três medalhas de bronze obtidas no Campeonato Pan-Americano em fevereiro. Na ocasião, alcançou um total de 243kg. Competirá na manhã do dia 9, terça-feira, a partir das 6h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal do YouTube da Federação Tailandesa de Levantamento de Pesos (https://www.youtube.com/@thailandtawaofficial7019).

Taiane Justino compete por experiência internacional

Taiane Justino disputará a prova da categoria +87 kg feminino no dia 10, com início da competição às 3h30 (de Brasília). Por não ser uma faixa de peso do programa olímpico, a jovem e promissora pesista participa da Copa do Mundo com o objetivo de ampliar sua experiência em competições internacionais.

Lesionada, Amanda Schott viajou para a Ásia devido à obrigatoriedade de participação no evento. Irá realizar a pesagem, mas não disputa a competição da categoria até 71kg feminino, que ocorre neste sábado (6). Ela está se reestabelecendo após uma lesão ocorrida no Campeonato Pan-Americano e ainda demanda algumas semanas de recuperação. Atualmente, Schott ocupa a 11ª colocação no OQR.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com