Em prova impecável na Copa do Mundo, Taiane Justino quebra dez recordes

Com sede de recordes, brasileira entrou em ação na madrugada desta quarta-feira (10) para levantar 108kg no arranco, 145kg no arremesso e 253kg totais pela categoria +87kg feminino

Taiane Justino e o técnico Dragos Stanica comemoram o grande resultado na Tailândia. Foto: Acervo pessoal.

 

Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Com apenas 20 anos, Taiane Justino de Lima vai se consolidando como um dos grandes nomes do levantamento de peso brasileiro. Na madrugada desta quarta-feira (10), a pesista estabeleceu dez novos recordes, entre nacionais e sul-americanos, durante sua participação na Copa do Mundo de Phuket, na Tailândia. Foram 108kg no arranco, 145kg no arremesso e 253kg totais, em uma prova impecável, sem erros, pela categoria +87kg feminino, em seu Grupo B.

Sedenta por recordes, Taiane tinha 100kg como carga de entrada na prova de arranco. Sua primeira tentativa foi para 102kg, alçados sem dificuldades. Passou a 105kg na segunda ida à plataforma, também superando a carga. Por fim, ousou 108kg e quebrou em um quilo o seu próprio recorde nacional das categorias sub-20 e adulto, obtido no Campeonato Pan-Americano Sub-20, realizado em maio de 2023 em Manizales, na Colômbia.

No arremesso, a carga de entrada da brasileira era 130kg. Sua primeira tentativa foi para 135kg, erguidos com sucesso. Na segunda, a carga subiu para 141kg, novamente superando os recordes nacional sub-20 e adulto e sul-americano sub-20 em um quilo. Mas Taiane não se contentou. Queria mais e levantou 145kg no terceiro intento, pulverizando a carga recém-estabelecida.

De quebra, os recordes nacionais sub-20 e adulto da categoria acima de 87kg feminino foram ultrapassados duas vezes por Taiane, com 249kg e 253kg. Foram quebrados cinco recordes brasileiros adulto, cinco recordes brasileiros sub-20 e dois recordes sul-americanos sub-20. Ela terminou em segundo lugar no grupo B e nono lugar no geral.

Como coincidência, sua carga total de 253kg foi a mesma alcançada por Laura Amaro no dia anterior, pela competição da categoria 81kg feminino, que garantiu vaga para a brasileira nos Jogos Olímpicos Paris 2024. No caso de Taiane, ela viajou para a Tailândia atrás de experiência em competições internacionais, uma vez que ainda não tem índice para brigar por vagas no torneio olímpico.

Com a prova de Taiane, o Brasil encerrou sua participação na Copa do Mundo de Phuket, na Tailândia. A delegação retorna da Ásia com 12 recordes nacionais e uma vaga olímpica na bagagem. Lembrando que Amanda Schott, a outra brasileira na corrida olímpica, participou da pesagem mas não competiu em Phuket, por conta de uma lesão.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com