Pesistas brasileiras embarcam para Training Camp na Romênia visando a Copa do Mundo de Phuket, na Tailândia

Competição no Oriente, que começa no fim deste mês, definirá quais atletas irão aos Jogos Olímpicos de Paris

Da esquerda para a direita: Dragos Stanica (técnico), Laura Amaro, Taiane Justino e Enrique Montero Dias (presidente da CBLP). Foto: Acervo pessoal

 

Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Voando em busca do sonho. Laura Amaro e Taiane Justino, atletas brasileiras do levantamento de pesos, viajaram neste sábado (16) rumo à Romênia, onde realizarão um Training Camp – período intensivo de treinos – visando a disputa da Copa do Mundo de Phuket, na Tailândia. A competição será disputada de 31 de março a 11 de abril, fecha o ciclo de torneios que contam pontos para o ranking olímpico, ou seja, pode definir a classificação de Laura para os Jogos de Paris 2024.

A preparação de nossas atletas será realizada na Romênia em razão de um convênio entre a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e o Comitê Olímpico Romeno – o técnico da equipe brasileira, Dragos Stanica, é nascido no país europeu. A Laura e Taiane se juntará, posteriormente, Amanda Schott, que se recupera de uma lesão de reto femoral ocorrida no último Campeonato Pan-Americano, em Caracas-VEN (ficará inativa por um período de seis semanas), e irá à Tailândia apenas para cumprir critérios técnicos da Federação Internacional.

“O Training Camp será no Centro Olímpico da Romênia. Não será a primeira vez que isso acontece, temos uma parceria com o Comitê Olímpico do país, afinal, Dragos (Stanica), nosso treinador, é romeno. No caso da Laura, ela está indo para o tudo ou nada: vai tentar melhorar seu resultado e se ranquear um pouco melhor. Junto a ela e a Amanda, que está se recuperando de lesão e participará do campeonato em razão de critérios técnicos, está indo a Taiane, nossa melhor atleta sub-20. Ela disputará o Mundial de sua categoria, no segundo semestre, e participará desta competição como treinamento, para que ganhe ritmo. Esperamos vê-la evoluir ainda mais”, afirmou a coordenadora técnica da CBLP, Liliane Menezes, completando:

“Nada melhor que ter nossas três melhores atletas juntas neste período. E também servirá para amenizar um pouco a questão do fuso horário, já pensando na Tailândia”, explicou Liliane, lembrando que a presença de Taiane propiciará à jovem atleta vivenciar uma competição adulta.

A Copa do Mundo de Phuket é a grande oportunidade para Laura Amaro garantir vaga nos Jogos de Paris. Com as três medalhas de bronze obtidas no último Campeonato Pan-Americano, os 247kg obtidos no Mundial de Bogotá a colocaram em 11° no ranking olímpico. Mas a norte-americana Martha Ann Rogers, décima colocada, não deve ir aos Jogos por conta de lesão e por não brigar diretamente por medalha, já que tiraria uma das três vagas femininas do país. Dayana Leon, da Venezuela, está três quilos atrás. Assim, um bom resultado na Tailândia pode ajudar a selar a presença da melhor pesista brasileira em Paris.

Classificação olímpica

Os Jogos Olímpicos de Paris terão 120 atletas competindo em 10 categorias, com cinco faixas de peso no feminino e cinco no masculino – quatro categorias a menos do que em relação a Tóquio 2020.

A França, país sede, tem quatro vagas garantidas (duas para os homens e duas para as mulheres), restando então 116 vagas em aberto. Destas, dez são reservadas para serem distribuídas entre os continentes, além de seis vagas de universalidade que serão definidas por uma Comissão Tripartite em 2024.

As 100 vagas restantes serão ocupadas pelos dez melhores atletas do ranking mundial de cada categoria. Porém, cada Comitê Olímpico Nacional está habilitado a classificar apenas um atleta por categoria de peso e três por gênero entre todas as categorias de peso.

Caso um país tenha dois atletas colocados entre as dez melhores do ranking em uma determinada faixa de peso, terá que optar por levar apenas um deles a Paris. O país também terá que optar por qual representante levar aos Jogos Olímpicos se tiver pesistas ranqueados entre as dez melhores em mais de três faixas de peso. A colocação no ranking serve como referência, mas apenas depois da Copa do Mundo o cenário da classificação olímpica ficará claro.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com