Após participação no Pan-Americano, Jaqueline Ferreira está muito próxima da vaga olímpica em Tóquio

Brasileira não desperdiçou nenhuma tentativa em Santo Domingo, ficou em sétimo lugar e deve se classificar para a Olimpíada como melhor das Américas

 

Jaqueline Ferreira ficou em sétimo na categoria 87kg. Foto: Reprodução do Canal Olímpico do Brasil.

23 de abril de 2021.

Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Um grande passo para carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Jaqueline Ferreira fechou a disputa da categoria 87kg do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos em sétimo lugar na soma geral (228kg), nesta sexta-feira (23), no Parque Deportivo Del Este, em Santo Domingo, na República Dominicana. Os resultados dela e das adversárias são suficientes para deixar a brasileira bem encaminhada na briga pela classificação olímpica.

Jaqueline está em ótima situação para conquistar a vaga como melhor das Américas nesta categoria. Com as atletas venezuelanas, norte-americanas e uma dominicana entrando pelo ranking das oito melhores do mundo ou classificando-se em outras categorias, sua adversária seria a chilena Maria Valdez.

Porém, a chilena não tinha competido os quatro eventos mínimos para confirmar a vaga pelo ranking. Ao fazer a pontuação neste Pan-Americano, saltou várias posições e abriu caminho para Jaqueline. O Pan-Americano foi o último evento ouro do ranking das Américas.

A confirmação da classificação, porém, só acontecerá após a realização do Open Pré-Olímpico da Colômbia, em maio, com o fechamento do ranking olímpico. A mexicana Anacarmen Wong, que disputa a vaga olímpica em três categorias, pode ser uma ameaça. Como ela tem alta pontuação na categoria 71kg, dificilmente deve tentar a vaga no grupo de 87kg.

No torneio desta sexta, foi possível perceber a brasileira muito segura na disputa. Foi conservadora no início, mas mostrou confiança e subiu a sua meta no arremesso, sem desperdiçar nenhuma chance.

Jaqueline começou levantando 95kg. Logo na sequência, subiu para 100kg e fechou suas tentativas confirmando 103kg no arranco, sem maiores sustos. A marca fez com que ela ficasse em sétimo lugar na disputa. A dominicana Crismery Santana ficou com o ouro, após levantar 115kg ainda na segunda tentativa.

No arremesso, Jaqueline fez 116kg na primeira tentativa. Depois, confirmou 121kg na segunda e subiu para 125kg na última, fazendo o sinal de coração com as mãos após soltar a barra. Dever cumprido em Santo Domingo, com o total de 228kg. A equatoriana Tamara Salazar ficou com o ouro no arremesso, com 146kg.

Fernando fecha a participação do Brasil

A participação do Brasil no Pan-Americano termina nesse sábado, com a grande estrela da modalidade no país: Fernando Reis. Terceiro atleta mais forte do mundo no último Mundial, ele vai buscar mais um título da categoria +109kg, a partir das 11h (de Brasília), com transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil (www.canalolimpicodobrasil.com.br).

Na terça, Nathasha Rosa conquistou prata no arranco da categoria 49kg, terminando em quinto lugar na soma de arranco e arremesso. Luana Madeira também disputou a mesma categoria, mas não chegou ao pódio nos dois exercícios. Já na categoria 55kg, Rosane Santos ficou em quinto lugar no geral.

Por fim, na última quinta-feira, Marco Túlio Gregório ficou em quarto lugar na soma da categoria 96kg masculino, enquanto Serafim Veli deixou o torneio após sentir uma lesão.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com