Carioca se destacou no segundo dia do Campeonato Brasileiro Adulto, em Sete Lagoas, e conquistou a possibilidade de disputar seu primeiro Mundial Adulto
Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa CBLP
Júlia Rodrigues brilhou no segundo dia do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos, em Sete Lagoas (MG). Nesta sexta-feira (16), ela conquistou índice para disputar seu primeiro Mundial Adulto, na Noruega, pela categoria até 58kg. Ela foi o grande destaque do dia, que ainda teve como campeões Josué Lucas e Marcella Piovesan.
Confira os principais momentos:
Aniversariante, Júlia é campeã e carimba passaporte
A disputa da categoria até 58kg feminino foi especial para Júlia Rodrigues. Atleta acostumada a disputar competições importantes na base, ela está no seu primeiro ano de adulta – completou 21 anos nesta sexta-feira – e buscava a vaga para o Mundial da Noruega. Para isso, precisava somar 203kg levantados.
No arranco, cumpriu a primeira carga, com 85kg, falhou na segunda, com 91kg, mas ergueu o mesmo peso na terceira. Faltavam 112kg para atingir o índice. Ela levantou 106kg na primeira tentativa do arremesso, o que já lhe garantiu o título brasileiro e o índice sul-americano. E partiu para buscar os seis quilos que faltavam para o Mundial em duas tentativas. Na primeira, falhou. Na segunda, carimbou seu passaporte para a competição mundial.
“Eu não sei explicar o quanto estou feliz, dá vontade de chorar só de pensar! Só quem está próximo a mim sabe o que eu passei, foi uma superação pessoal indescritível. Queria agradecer muito ao meu treinador Dragos (Stanica), que acreditou em mim novamente. Ele fez uma planilha excepcion”, disse.
A prova teve ainda Adriane Ferreira, do Rio Grande do Sul, em segundo lugar, com 182kg. O bronze foi para Laura Romeiro, do Rio de Janeiro, com 163kg.
Josué supera dores e Marcella conquista título inédito
Na prova da categoria até 79kg masculino, Josué Lucas foi o grande campeão. Ele superou dores na lombar para erguer um total de 300kg, sendo 145kg no arranco e 155kg no arremesso. O pesista chegou a buscar índice para disputar o Campeonato Sul-Americano, com 314kg, mas falhou nas duas últimas tentativas do arremesso, quando as dores já incomodavam bastante. João Victor Nascimento, do Rio de Janeiro, ficou com a prata, erguendo um total de 295kg, e o paulista Yezo Cunho foi o terceiro colocado, com 280kg.
Na prova feminina para atletas de até 63kg, Marcella Piovesan foi a grande campeã, pela primeira vez no Brasileiro Adulto. Ela, que ainda compete na categoria sub-20, levantou 88kg no arranco e 103kg no arremesso, totalizando 191kg. A carga foi o suficiente para garantir a sua participação no Sul-Americano Sub-20, última competição internacional que ainda tinha classificação aberta nesta faixa etária.
Completaram o pódio duas outras atletas do Rio de Janeiro: Letícia Moraes, com a medalha de prata (182kg) e Ana Carolina Pontes, com o bronze (180kg).
Grupo B fecha o dia em Sete Lagoas
A última prova desta sexta-feira foi a do grupo B da categoria até 88kg masculino, com os atletas de menor pedida inicial. Bernardo Silva, do Rio de Janeiro, teve o melhor resultado, erguendo um total de 260kg. O grupo A será disputado neste sábado. A programação tem outras três baterias em disputa e o canal da CBLP transmite ao vivo (https://www.youtube.com/@cblpoficial). Confira abaixo a programação do evento:
SÁBADO, 17/5
- 10h – Categoria até 69kg feminino
- 13h – Categoria até 88kg masculino – grupo A
- 15h – Categoria até 98kg masculino
- 17h – Categoria até 77kg feminino
DOMINGO, 18/5
- 9h30 – Categoria até 110kg masculino
- 11h30 – Categorias até 86kg e acima de 86kg feminino
- 14h – Categoria acima de 110kg masculino
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com