Thiago Félix é campeão pan-americano no arremesso e total e Brasil fecha o dia com seis pódios

Campeão mundial da categoria até 55kg brilhou na nova categoria até 60kg, em seu primeiro desafio internacional pós-título mundial

Thiago Félix e as três medalhas conquistadas em Cali. Foto: Liliane Menezes.

Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O Brasil iniciou a participação no Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos, neste domingo (13), em Cali, na Colômbia, com muitas medalhas. Mais precisamente, seis, o número máximo que os atletas do país poderiam conquistar. O campeão mundial Thiago Félix foi o grande destaque, com dois ouros e uma prata. Emily Rosa faturou três pratas.

Thiago Félix foi o primeiro brasileiro a pisar na plataforma do Coliseo Miguel Calero, cercado de expectativa. Afinal, era o primeiro desafio internacional pós-título mundial, já que ele não havia competido internacionalmente após o ouro conquistado no arranco no Mundial do Bahrein, em dezembro. E seria a primeira vez internacionalmente na nova categoria para atletas masculinos de até 60kg.

O brasileiro iniciou bem a prova do arranco, levantando 115kg e 120kg. Mas falhou na sua terceira tentativa, de 123kg, o que fez com que ficasse com a prata, já que o norte-americano Gabriel Chhum conseguiu erguer este peso. O venezuelano Angelo Carmona ficou com o bronze, ao erguer 111kg.

No arremesso, Thiago foi perfeito, acertando as três tentativas, com 149kg, 153kg e 158kg, esta última igualando sua própria marca, recorde brasileiro. O norte-americano só chegou aos 152kg, errando a última tentativa e ficando com a prata. O bronze foi para o guatemalteco Henry Moralkes, com 141kg. Na soma das duas cargas, o pesista do Brasil também faturou o ouro, com 278kg, três a mais que Gabriel Chhum. O bronze foi para o porto-riquenho Howard Roche, com 250kg.

Na sequência, foi a vez de Emily Rosa, na prova para mulheres de até 48kg. E ela não decepcionou. No arranco, cumpriu bem as suas duas primeiras tentativas, com 75kg e 77kg, falhando na derradeira, com 79kg, o suficiente para ficar com a prata. No arremesso, acertou as três, com 95kg, 98kg e 100kg, esta última igualando seu próprio recorde nacional. Ficou novamente com a prata, assim como na soma, com 177kg.

Nessa prova, os ouros incontestáveis foram para a dominicana Dahiana Ortiz, com 85kg de arranco, 105kg de arremesso e 190kg de total. O bronze do arranco foi da venezuelana Enderlin Galvan (77kg). No arremesso, ficou com outra venezuelana, Patricia Mendoza (99kg), assim como no total (174kg).

Nesta segunda-feira é a vez de Nathasha Rosa representar o Brasil na competição. Confira a agenda da participação brasileira em Cali:

Segunda, 14/7

16h – Nathasha Rosa – categoria até 53kg feminino

Quarta, 16/7

20h – Laura Amaro – categoria até 77kg feminino

Quinta, 17/7

20h – Matheus Pessanha – categoria até 110kg masculino

Sexta, 18/7

16h – Taiane Justino – categoria acima de 86kg feminino

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com