Taiane Justino leva bronze nos Jogos Pan-Americanos Júnior e chega à décima medalha internacional no ano

Pesista fez excelente exibição na Colômbia e alcançou a melhor marca geral da carreira: 220kg, com 98kg no arranco e 112kg no arremesso

Taiane Justino exibe mais uma medalha conquistada em 2021. Foto: Camila Dantas/COB.

 

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Taiane Justino brilhou mais uma vez, agora nos Jogos Pan-Americanos Júnior. A pesista, de apenas 17 anos, se destacou novamente em Cali, na Colômbia, conquistando o bronze na competição do levantamento de pesos para +87kg e, agora, soma dez medalhas internacionais no ano. O pódio foi alcançado após a brasileira ter feito a sua melhor marca total da carreira nesta segunda-feira (29): 220kg, sendo 98kg no arranco e 112kg no arremesso.

Antes da terceira colocação na primeira edição do Pan Júnior (que só premia a posição total), a carioca faturou três pódios no Campeonato Pan-Americano Sub-17 (prata no total, arranco e arremesso), em agosto; três no Mundial Sub-17, em outubro (prata no total e arremesso e bronze no arranco); e mais uma trinca no Pan-Americano Sub-20 (prata no arremesso e bronzes no total e arranco) no mesmo mês.

Em Cali, a competição foi dominada pela mexicana Adbeel Lugo desde o arranco. A atleta ficou com o ouro ao somar 246kg (108kg no arranco e 138kg no arremesso). A prata foi para Marifelix Ruiz, de Cuba, que executou 223kg à plataforma, sendo 99kg no primeiro movimento e 124kg no segundo.

Muito tranquila, Taiane pisou na plataforma pela primeira vez para cumprir perfeitamente o arranco de 94kg. Na segunda tentativa, a brasileira subiu a carga para 98kg e foi bem-sucedida no movimento, o que ocasionou grande vibração da carioca e da comissão técnica. Ela quis mais e subiu para 100kg para o terceiro intento, mas não conseguiu fazer uma boa execução.

Com os 98kg, a pesista do Brasil ficou na terceira colocação do arranco. A primeira foi para a mexicana Abdeel Lugo, que foi absoluta ao ter finalizado o movimento com 108kg na barra. A vice-liderança ficou com a cubana Marifelix Ruiz por ter levantado 99kg.

Na disputa do arremesso, a brasileira começou bem novamente. Com 118kg de carga, ela foi serena à plataforma para fazer o movimento com perfeição. Em seguida, Taiane subiu para 122kg e não decepcionou: execução correta. Confiante, ela pediu mais quatro quilos e foi para última tentativa, que acabou falhada.

Assim como ocorreu no geral e no arranco, a carioca ficou com a terceira posição do arremesso. A líder no movimento também foi Adbeel Lugo, que fez incríveis 138kg parecerem leves, seguida pela cubana Marifelix Ruiz com 124kg.

Com o bronze no peito, Taiane vibrou com a conquista, mas queria mais: “O sentimento é de felicidade e de dever cumprido. Eu gostei muito do meu desempenho à plataforma, apesar de que eu queria ter dado e mostrado mais. Eu entrei para brigar e fazer o meu, e foi isso que fiz, dei o meu melhor. Agora é treinar e focar nas próximas metas”.

Rafael termina em oitavo

A participação do Brasil no levantamento de pesos dos Jogos Pan-Americanos Júnior foi encerrada com a prova de +109kg masculino, com a presença de Rafael Mendes. Ele conseguiu levantar 308kg (135kg no arranco e 173kg no arremesso), ficando em oitavo lugar no total.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com