Taiane Justino conquista bronze e Brasil termina o Pan-Americano com 15 medalhas, na melhor participação da História

Atleta estabeleceu o novo recorde nacional do arremesso na categoria acima de 86kg feminino, em Cali, na Colômbia

Taiane e a última medalha brasileira no Pan. Foto: Laura Amaro

Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O Brasil fechou o Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos, em Cali, na Colômbia, como começou: no pódio. Nesta sexta-feira (18), último dia da competição, foi a vez de Taiane Justino conquistar a 15ª medalha para o país: bronze no arremesso da categoria acima de 86kg, com 151kg levantados, novo recorde nacional.

Com o bronze de Taiane, o país fechou a disputa com duas medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze. Todos os seis atletas brasileiros subiram ao pódio ao menos uma vez e quatro deles conquistaram medalhas em todas as disputas de suas categorias, na melhor participação brasileira da História. Matheus Pessanha foi o melhor atleta da competição, com base no índice Sinclair, que leva em conta o peso corporal do atleta.

“Nunca tivemos seis atletas medalhistas em um Pan-Americano. Tivemos até mais medalhas de ouro, mas nunca seis atletas medalhistas. Tivemos recordes nacionais. A gente concretizou uma etapa muito importante da nossa preparação, da evolução do levantamento de pesos no Brasil, mostrando o nosso valor. Porque a gente está, nesse momento, na elite pan-americana e estamos olhando diretamente para a elite mundial. É um momento muito satisfatório para nós, para o levantamento de pesos no Brasil, ver esses atletas de alta performance que a gente tem nos dias de hoje”, disse, emocionado, o técnico da Seleção, Dragos Stanica.

“A competição foi muito dura, todos os atletas lutaram com várias problemas físicos, como aconteceu no caso do Matheus, no caso do Thiago, e conseguiram medalhas até acima do que projetamos. Essa superação, esse nível que a gente está demonstrando no dia de hoje é fruto de um trabalho a longo prazo que a gente tem e esperamos subir mais ainda”, ressaltou o técnico.

Taiane é bronze

Taiane enfrentou uma prova bastante competitiva, pela primeira vez na categoria adulto em competições pan-americanas. Iniciou com 110kg e depois subiu para 114kg, cumprindo com perfeição. Quando tentou chegar a 117kg, carga que superaria em dois quilos seu próprio recorde nacional, falhou. Com isso, terminou a prova do arranco em quinto lugar.

Na disputa do arremesso, Taiane entrou com carga alta, para buscar a medalha. Iniciou com 145kg, com êxito, e logo subiu 151kg, um quilo acima do seu recorde nacional. Falhou na segunda tentativa, mas conseguiu na terceira, garantindo lugar no pódio. A cubana Marifélix Ruiz foi a campeã do arremesso, com 162kg, seguida da norte-americana Mary Taissen-Lappen, com 161kg.

No total, Taiane repetiu os 265kg do último Campeonato Brasileiro, a maior carga já levantada por uma mulher na modalidade em todos os tempos, e ficou em quarto lugar, com o mesmo peso da medalhista de bronze, a venezuelana Naryury Reverón, que fez sua tentativa antes da brasileira.

Confira o desempenho brasileiro em Cali:

  • Thiago Félix – categoria até 60kg masculino – ouro no arremesso e total, prata no arranco;
  • Emily Rosa – categoria até 48kg feminino – prata no arranco, arremesso e total;
  • Nathasha Rosa – categoria até 53kg feminino – prata no arremesso, bronze no arranco e total;
  • Laura Amaro – categoria até 77kg feminino – prata no arranco, bronze no arremesso e total;
  • Matheus Pessanha – categoria até 110kg masculino – prata no arranco e total;
  • Taiane Justino – categoria acima de 86kg feminino – bronze no arremesso.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com