Seletiva Nacional para os Jogos Pan-americanos de Toronto será dia 22 de maio, no CEFAN/RJ

Jaqueline Ferreira - Foto: Reuters
Jaqueline Ferreira disputa a Seletiva Nacional para os Jogos  Pan-americanos de Toronto.           Foto: Reuters

 

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) realizará no dia 22 deste mês (sexta-feira), no CEFAN – Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro, a Seletiva Nacional para os Jogos Pan-americanos de Toronto/2015. O evento terá início às 12h, com a pesagem feminina; às 14h, acontecem as disputas. Simultaneamente, às 14h, será realizada a pesagem masculina, com a competição começando às 16h.  Participam da Seletiva 18 atletas (nove no feminino e nove no masculino).

No torneio de Levantamento de Pesos do Pan 2015, marcado para o período de 11 a 15 de julho próximo, a Seleção Brasileira contará com oito atletas, sendo quatro no feminino e quatro no masculino.  Os Jogos Pan-americanos acontecerão de 10 a 26 de julho, em Toronto, no Canadá, reunindo cerca de sete mil atletas em 36 esportes.

O paulista Fernando Reis, campeão e recordista em Guadalajara/2011, único brasileiro da modalidade a conquistar medalha de ouro em Jogos  Pan-americanos, é o destaque da Seletiva masculina. O Levantamento de Pesos do país tem 18 medalhas em Jogos Pan-americanos (uma de ouro, quatro de prata e 13 de bronze).  Outros participantes da Seletiva são Romário Paulo Martins e Mateus Felipe Machado, de São Paulo; Josué Lucas Ferreira, Marco Túlio Machado, Patrick Earth Mendes, Rafael Gaspar Machado, todos filiados à Federação do Rio de Janeiro; e Wanderson Januário Rosa, de Minas Gerais.  Mateus Felipe Machado e Marco Túlio Machado são irmãos e nasceram em Viçosa, onde  começaram a praticar o esporte. Atualmente, Mateus defende  o Pinheiros, de São Paulo, e Marco Túlio, a APCEF, do Rio de Janeiro.

A Seletiva feminina terá Jaqueline Ferreira (8ª colocada nos Jogos Olímpicos de  Londres 2012), Aline Facciolla (campeã mundial Sub 17 na categoria 48 kg), Alexsandra Gonçalves, Eliane Nascimento, Liliane Menezes, Monique de Araújo e Rosane dos Reis, todas do Rio de Janeiro; Luana Madeira (vice-campeã mundial Sub 17 nos 48 kg), de Minas Gerais; e Bruna Piloto, de São Paulo.   O Brasil não tem medalha de Jogos Pan-americanos no Levantamento de Pesos feminino. Carimbando o passaporte na Seletiva Nacional, Jaqueline Ferreira é forte candidata à conquista inédita para o país.

Na definição dos atletas que irão aos Jogos Pan-americanos de Toronto, a Comissão Técnica da CBLP, formada pelo supervisor Edmilson Dantas e pelos técnicos Carlos Henrique Aveiro (Saul), Luiz Lopez e Dragos Stanica,  também levará em consideração os resultados de eventos anteriores.

 

Serviço

Seletiva Nacional para os Jogos Pan-americanos de Toronto

Data: 22 de maio /2015 (sexta-feira)

Horários:

12 horas – pesagem feminina

14 horas – disputas femininas

14horas – pesagem masculina

16 horas – disputas masculinas

Local: CEFAN/RJ – av. Brasil, 10.590, bairro da Penha, Rio de Janeiro – telefone (21) 2101-0879. 

 

Atletas participantes

 

RJ Alexsandra de Aguiar Gonçalves
RJ Aline de Souza Facciolli Ferreira
SP Bruna Piloto
RJ Eliane Nascimento da Silva de Almeida F.
RJ Jaqueline Antonia Ferreira
RJ Liliane Menezes Lacerda
MG Luana Oliveira Madeira
RJ Monique Maria Lima de Araujo
RJ Rosane dos Reis Santos
SP Fernando Saraiva Reis
RJ Josué Lucas Ferreira
RJ Marco Tulio Machado Gregório
SP Mateus Felipe Machado
RJ Patrick Earth Mendes
RJ Rafael Gaspar Machado
SP Romário Paulo Martins
MG Wanderson Januário Rosa
SP Welisson Rosa da Silva

 

Entenda o Levantamento de Pesos

O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.

Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de pesos é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.

  • Homens – 56 kg, 62 kg, 69 kg, 77 kg, 85 kg, 94 kg, 105 kg, +105 kg.
  • Mulheres – 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg, +75 kg.

 

Mais informações para a Imprensa:

Cláudia Leal 

Scritto Comunicação Empresarial

31 3227 2681 / 31 9952 0345

Rua Tomé de Souza, 830 – Conj. 1501 – Savassi

CEP: 30140-131 – Belo Horizonte – Minas Gerais