PINTOU O PÓDIO! Laura Amaro conquista o bronze, sua primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos

Levantamento de pesos do Brasil subiu ao pódio pela primeira vez em Santiago, com 110kg no arranco, 132kg no arremesso e 242 no total

Laura Amaro exibe a primeira medalha conquistada em Jogos Pan-Americanos. Foto: Divulgação CBLP.

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Laura Amaro não se cansa de encher os brasileiros de orgulho! Nesta segunda-feira (23), ela conquistou a medalha de bronze na prova para atletas femininas de até 81kg dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, com as marcas de 110kg no arranco, 132kg no arremesso e 242kg no total. Este foi o primeiro pódio brasileiro da modalidade na edição deste ano e o primeiro da carreira da pesista nos Jogos.

Desde a entrada na plataforma, a vice-campeã mundial de 2021 se mostrava muito segura, com semblante tranquilo. Iniciou com um peso conservador, de 105kg, sete abaixo do que já estabelecera como marca nacional anteriormente. Cumpriu sem sustos, subindo posteriormente para 110kg. Novamente conseguiu executar bem o movimento.

A esta altura, Laura já travava uma batalha particular com a dominicana Yudelina Mejia. Desta forma, foi para a tentativa de 112kg, quando não conseguiu completar o movimento com a carga que lhe daria a segunda colocação provisória.

No arremesso, ela sofreu um susto logo no início, quando não concluiu sua primeira tentativa, de 131kg, seis a mais do que tinha estabelecido como peso de entrada. Ali, teria de priorizar a estratégia para garantir um lugar no pódio. Pediu um quilo a mais para ganhar dois minutos de descanso e partiu para aquela que seria a carga da medalha, cumprindo com êxito.

Laura ainda tentou 135kg, o que lhe daria a medalha de prata, mas falhou. A brasileira ainda teve de torcer contra a canadense Maya Laylor, que poderia lhe tirar do pódio caso conseguisse levantar 141kg no arremesso, mas a atleta da América do Norte falhou e a bandeira do Brasil se garantiu no alto do ginásio Chimikowe, na capital chilena.

“Eu estou muito feliz! Nesse momento da temporada, nesse momento da minha carreira, essa medalha é muito importante. Significa muito, pois é um momento difícil na temporada para todos os atletas. Foi muito importante a margem que abri no arranco. Crescemos no momento que tínhamos que crescer”, disse, em entrevista ao Canal Olímpico do Brasil.

Laura se mostrava contagiada na hora de receber a medalha de bronze no pódio, comemorando até mais do que a campeã, a norte-americana Olivia Reeves (258kg) e a vice-campeã, a dominicana Yudelina Mejia (244kg). Após receber a premiação, ela confessou que a torcida no ginásio, inclusive de pessoas de outras nacionalidades, a ajudou muito na plataforma.

“Essa torcida estava linda, essa competição foi a mais bonita que já participei! A energia ajuda muito. Essa torcida de competição mostra o que o esporte traz dentro de você. Como é bom pegar a energia dessas pessoas que estavam aqui. O levantamento de pesos é um esporte muito bonito, não podia sair do programa olímpico”, vibrou Laura.

Marco Túlio

O outro brasileiro que competiu nesta segunda-feira foi Marco Túlio Gregório, na categoria até 102kg masculino. Ele ficou com a sétima colocação, levantando 163kg no arranco, 190kg no arremesso, somando 353kg no total.

Marco esteve bem perto de não conseguir a classificação, pois falhou nas duas primeiras tentativas do arranco, ambas com 162kg. Na terceira, com 163kg, brigou muito com a barra e conseguiu finalmente. No arremesso, Marco Túlio também errou a primeira tentativa, com 190kg, mas executou na segunda com o mesmo peso. Ele chegou a tentar 200kg, que seria recorde pessoal e brasileiro, mas desistiu logo no início do movimento.

A participação brasileira no levantamento de pesos dos Jogos Pan-Americanos se encerra nesta terça-feira, às 16h, quando Mateus Gregório compete na categoria acima de 102kg masculino. Ele tem peso de entrada de 365kg, o quinto maior da prova.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com