Competindo na categoria até 81 kg feminino, a principal pesista brasileira da atualidade melhorou sua carga de entrada em 5 kg
Laura Amaro vibra com sua participação nos Jogos. Foto: Wander Roberto/COB
Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa CBLP
Laura Amaro debutou nos Jogos Olímpicos neste sábado (10), na Arena Paris Sul. A principal pesista brasileira da atualidade, aos 23 anos, competiu na categoria até 81 kg feminino, fechando a sua participação na sétima colocação, com 105 kg no arranco, 135 kg no arremesso e 240 kg no total, 5 kg a mais do que a sua carga de entrada na prova.
Na sua primeira tentativa na prova do arranco, a brasileira teve sucesso ao levantar 105 kg. Confiante, subiu a carga para 110 kg na segunda tentativa, mas não obteve sucesso. Manteve a carga para a terceira tentativa, mas novamente foi derrotada pelas anilhas.
Fechou o arranco na sétima colocação geral. Neisi Dajomes, do Equador, foi a primeira colocada com 122 kg. Solfrid Koanda, da Noruega, levantou 121 kg e ficou em segundo lugar. Sara Ahmed, do Egito, e Eileen Cikamatana, da Austrália, empataram na terceira colocação com 117 kg alçados.
Na prova de arremesso, Laura começou com 130 kg, levantados com sucesso. Subiu a carga para 135 kg no segundo intento e mais uma vez completou o movimento. Sua última tentativa foi para 140 kg, mas desta vez não repetiu o sucesso das outras tentativas.
Laura, que começou a prova olímpica com a sétima maior carga de entrada, terminou a competição na mesma posição. Com isso, os melhores resultados brasileiros na história olímpica seguem as quintas colocações de Jaqueline Ferreira (Londres 2012) e Rosane Santos (Rio 2016) entre as mulheres, e Fernando Reis (Rio 2016). Vale ressaltar que nenhuma das três marcas foi conquistada na primeira participação, já que é natural a evolução dos atletas ao longo do tempo na modalidade.
Suas melhores marcas pessoais permanecem 112 kg no arranco, 141 kg no arremesso e 253 kg no total, conquistadas na Copa do Mundo em Phuket, na Tailândia, quando garantiu a vaga olímpica. Em Paris, suas cargas iniciais foram 105 kg no arranco (snatch) e 130 kg no arremesso (clean & jerk).
Com 154 kg e um novo recorde olímpico, Solfrid Koanda, da Noruega, foi a melhor no arremesso. Com 275 kg totais, levou a medalha de ouro e estabeleceu um novo recorde olímpico. Sara Ahmed levantou 151 kg na prova e 268 kg no total, ficando com a prata. Neisi Dajomes, com 145 kg no arremesso e 267 kg totais, foi a medalhista de bronze.