Melhores campanhas brasileiras na história olímpica foram as quintas colocações de Jaqueline Ferreira (Londres 2012) e Rosane Santos (Rio 2016)
Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa CBLP
O levantamento de peso brasileiro estreia nesta sexta-feira (9) nos Jogos de Paris 2024. São duas as representantes do país na competição: Amanda Schott e Laura Amaro. Elas sobem na plataforma da Arena Paris Sul buscando melhorar suas marcas e, a partir de então, brigar por inéditas medalhas olímpicas. Os melhores resultados brasileiros na história olímpica foram as quintas colocações de Jaqueline Ferreira (Londres 2012) e Rosane Santos (Rio 2016).
A primeira brasileira a entrar em ação será Amanda Schott, na categoria até 71 kg feminino. Sua prova está marcada para iniciar às 14h30 (de Brasília) nesta sexta-feira. Será a primeira vez que ela participa da competição. Suas melhores marcas pessoais são 108 kg no arranco, 130 kg no arremesso e 238 kg no total.
A vaga de Amanda foi conquistada após ajustes no ranking olímpico. Em 12º na classificação final, precisou aguardar a definição de outros países, já que, pela regra olímpica, cada país só pode levar, no máximo, três atletas em cada gênero. São apenas 10 pesistas em cada competição.
Laura Amaro compete no sábado (10), a partir das 11h (de Brasília). Sua categoria é a até 81 kg feminino, e sua vaga foi conquistada na etapa da Copa do Mundo em Phuket, na Tailândia, a última competição válida pelo ranking olímpico. Ela levantou um total de 253 kg, entrando na zona de classificação aos Jogos de Paris 2024.
Suas melhores marcas pessoais são 112 kg no arranco, 141 kg no arremesso e 253 kg no total. Também será sua primeira participação em Jogos Olímpicos. Como curiosidade, em 2016, a pesista disputou a Olimpíada de Inverno da Juventude, em Lillehammer, na Noruega, na modalidade de skeleton.
São duas provas no levantamento de peso olímpico: o arranco e o arremesso. Elas são disputadas por todos os atletas, que são divididos por categoria, levando em conta o peso corporal. As cargas são levantadas em três tentativas em cada uma das provas. As melhores cargas de cada prova são somadas para se chegar à pontuação de cada competidor, a carga total, que serve para definir as premiações de ouro, prata e bronze.
No arranco, a barra com peso é levantada do chão até acima da cabeça em um único movimento. Já no arremesso, são dois momentos: inicialmente, a barra é levantada até os ombros e, em seguida, puxada acima da cabeça. Seguindo o formato dos Jogos Tóquio 2020, em Paris 2024 serão dez eventos valendo medalhas, nas seguintes categorias: 61 kg, 73 kg, 89 kg, 102 kg e +102 kg, no masculino; 49 kg, 59 kg, 71 kg, 81 kg e +81 kg, no feminino.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com