Marco Túlio Gregório conquista duas pratas e um bronze nos 96kg do Pan-Americano de Levantamento de Pesos: ‘Gratificante demais’

Atleta sobe ao pódio ao conseguir somar 348kg – 161kg no arranco e 187kg no arremesso – e classifica conquistas como ‘bomba de motivação’ para próximos eventos

Marco Túlio Gregório (segundo da direita para a esquerda), ao lado dos treinadores Tiago Couto, Dragos Stanica e Alex Tozzi, com as medalhas no peito. Foto: Acervo Pessoal

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos continua sendo palco de grandes campanhas brasileiras. Nesta quinta-feira (28), Marco Túlio Gregório teve excelente desempenho nos 96kg masculino em Bogotá, na Colômbia, e saiu com mais três medalhas para o Brasil na competição: duas pratas – uma no arranco (161kg) e outra no geral (348kg) – e um bronze no arremesso (187kg).

Com os três pódios de Gregório, o país verde e amarelo chega à 12ª medalha na competição continental: três ouros de Emily Rosa nos 45kg; uma prata e dois bronzes de Nathasha Rosa nos 49kg; além de uma prata e dois bronzes nos 55kg feminino com Letícia Laurindo.

Para Marco Túlio, as medalhas têm um gosto especial. O atleta passou recentemente por um período em que não teve bons desempenhos em competições importantes, como o Campeonato Mundial Adulto 2021 e o Brasileiro Adulto 2022.

“Estas medalhas significam demais para mim. Em um momento de dor, em que eu achei que não conseguiria levantar mais pesos, conquistá-las é gratificante demais. Para mim, servirá como uma bomba de motivação para os próximos eventos e para voltar a fazer as marcas que eu fazia, tudo isso com bastante vigor, vontade e qualidade técnica”, enalteceu o atleta.

A caminhada do pesista rumo à primeira medalha foi iniciada em um arranco perfeito de 152kg. Muito tranquilo, o brasileiro voltou para a plataforma com cinco quilos a mais de carga e tornou a acertar. A essa altura da competição, o pesista do Brasil liderava a competência, já que o colombiano Andres Martinez errou a primeira tentativa de 160kg. Porém, em seu segundo intento, o anfitrião voltou para a ação e conseguiu efetuar o levantamento dos 160kg.

Com isso, o brasileiro subiu a sua pedida para 161kg para buscar o ouro. Ele acertou e jogou a pressão para o atleta da casa. Com apenas um quilo a mais na barra do que Gregório, o colombiano conseguiu a validade do último movimento e ficou com o título. A prata terminou com nosso pesista, enquanto a terceira posição foi faturada pelo peruano Amel Priou com 150kg levantados.

Para o arremesso, assim como no arranco, Marco Túlio Gregório continuou demonstrando grande tranquilidade frente à carga que tinha de levantar. Com essa segurança, ele cumpriu o primeiro desafio, que era de 182kg. Por outro lado, em sua segunda tentativa, o brasileiro foi tentar erguer 186kg, mas acabou falhando no momento do clean.

Apesar de ter falhado no intento anterior, o pesista do Brasil pediu mais um quilo de carga. E não decepcionou. Fez um movimento perfeito, garantindo assim a medalha de bronze no arremesso. O pódio foi preenchido pelo colombiano Andres Martinez (200kg) com a primeira posição e pelo mexicano José Luis Carpizo (190kg) com a segunda.

No total, o anfitrião Martinez voltou a colocar a Colômbia no lugar mais alto do pódio com 362kg erguidos. A prata foi para o nosso brasileiro que totalizou 348kg, enquanto o bronze ficou com o mexicano Carpizo, que fechou a competição com 338kg.

O país ainda tem mais uma atleta em plataforma nesta quinta-feira (28). Laura Amaro faz a sua estreia neste Pan-Americano Adulto na categoria para 81kg feminino, às 20h30 (de Brasília).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com