Lourdes Califrer abre a participação brasileira no Campeonato Mundial Sub-20 neste sábado

Atleta vai competir na categoria para atletas até 64kg, em Guadalajara; Brasil ainda terá a presença de Taiane Justino na plataforma

Lourdes Califrer entra em ação neste sábado. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP.

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A plataforma do Fórum de Levantamento de Pesos de Guadalajara, no México, será o palco para mais uma atuação internacional do Brasil na modalidade. Neste sábado (18), a carioca Lourdes Califrer abre a participação do país no Campeonato Mundial Sub-20, às 18h (de Brasília), competindo pela categoria até 64kg feminino.

O Brasil terá duas pesistas participando do torneio. Além de Lourdes, a outra atleta brasileira na disputa é Taiane Justino, que foi vice-campeã mundial sub-17 há dois anos. Ela compete na categoria para atletas acima de 87kg, na quinta-feira (23), às 15h. O canal da IWF no YouTube (https://www.youtube.com/@IWFmedia) transmite ao vivo.

Lourdes tem resultados bem sólidos nas categorias de base do levantamento de pesos do Brasil. No ano passado, por exemplo, ela faturou três medalhas no Campeonato Sul-Americano Sub-20 e ficou entre as quatro melhores do Pan-Americano. Este é o seu último ano nesta categoria. Lourdes chega para a competição com peso de entrada de 205kg.

O técnico da Seleção Brasileira, Dragos Stanica, se mostra bastante animado e otimista com a participação de Lourdes. Ele acredita que a sua preparação pode ser um diferencial na busca por medalhas no México.

“Ela teve uma boa preparação e está chegando muito bem na competição. E tem, claramente, chances de medalhas. Esperamos trazer essa medalha para o Brasil. Ela precisa se superar, fazer o melhor resultado internacional dela, mas acho que tem tudo para conseguir. Ela está num nível muito alto, é o último ano dela como júnior e está muito motivada para esta conquista”, avisa o treinador.

Na quinta-feira, Taiane competirá com peso de entrada de 241kg. Naturalmente favorita, a atleta do Centro de Referência Esportiva da Mangueira precisou se dedicar nos últimos dias ao processo de formação na Marinha do Brasil, concluído nesta sexta-feira. No ano passado, em seu primeiro Mundial Sub-20, ela se tornou a atleta feminina da base brasileira a levantar mais peso na História: 229kg, o que lhe rendeu o sétimo lugar no torneio.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com