Laura Amaro: medalha de prata no pescoço e três recordes no chão em Assunção

Pesista pulveriza recordes brasileiros e termina os Jogos Sul-Americanos na segunda colocação da categoria até 87kg; Taiane Justino fica fora do pódio, mas bate dois recordes nacionais

 

Laura Amaro comemora nos Jogos Sul-Americanos. Foto: Miriam Jeske/COB

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O último dia do levantamento de pesos nos Jogos Sul-Americanos foi especial para o Brasil. Primeiro pela medalha de prata garimpada por Laura Amaro, na categoria até 87kg, com um total combinado de 247kg. E segundo porque cinco recordes brasileiros foram pulverizados por ela e por Taiane Justino, que não foi bem na prova de arranco e acabou ficando fora do pódio na categoria para atletas com mais de 87kg.

Vibrante desde a primeira subida à plataforma, a carioca Laura Amaro partiu da marca de 106kg no arranco, alçados com sucesso. Cometeu um erro na segunda tentativa, para 109kg, mas na terceira não teve jeito. Ergueu as anilhas, abriu o sorriso e deixou para trás os 107kg obtidos por Jaqueline Ferreira, em 2019. Assim, a brasileira fechou esta prova na segunda colocação.

Na prova de arremesso, começou com a marca de 130kg, obtendo êxito. Subiu a pedida para 136kg na segunda tentativa e mais uma vez teve sucesso, desta vez superando os 131kg de Jaqueline Ferreira no Pan-Americano de Lima, em 2019. Não satisfeita, tentou sucesso com 138kg e novamente chegou lá, batendo seu próprio recorde, que havia imposto minutos antes.

De quebra, Laura Amaro levou de passagem o recorde brasileiro de peso total levantado. Se antes, o recorde da categoria até 87kg era de 236kg, também marca de Jaqueline Ferreira, agora é de 247kg, com a assinatura de Laura Amaro. “Estou muito feliz pela minha competição. O clima de Jogos é sensacional”, festejou a pesista. “O clima na Vila Olímpica está muito legal e certamente contribuiu para que eu fizesse uma boa competição”, acrescentou.

A medalhista de prata alerta que ainda não alcançou o pico da sua preparação, pois seu foco de momento é o Campeonato Mundial. “É o início da corrida olímpica e a competição mais importante do ano para mim”, ponderou. “Mas essa medalha de prata mostra que o trabalho está no caminho certo”, endossou Laura.

Na prova para atletas com mais de 87kg, Taiane Justino foi a representante brasileira. Fechou o arranco na quarta colocação, com 100kg levantados, após falhar duas vezes na tentativa para 105kg. Erros que a tiraram do pódio, após obter 136kg no arremesso e bater seu próprio recorde brasileiro por cinco quilos. No total, combinou 236kg, um mais do que seu recorde anterior, de 235kg, obtidos neste ano em Bogotá.

E foi com sorriso no rosto e medalha no pescoço, que o Brasil se despediu da competição de levantamento de pesos nos Jogos Sul-Americanos. No total, a modalidade somou sete medalhas, sendo elas uma de ouro (Thiago Félix, até 61kg), duas de prata e quatro de bronze.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com