Júlia Vieira fica em sexto lugar na categoria 55kg do Campeonato Pan-Americano Sub-17

Em sua primeira participação internacional, brasileira fez 162kg no total dos dois exercícios, com 71kg no arranco e 91kg no arremesso

Júlia Vieira durante a disputa do Pan-Americano, em Monterrey. Foto: Alex Tozzi.

 

19 de agosto de 2021.

Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

A pesista brasileira Júlia Vieira terminou em sexto lugar na disputa da prova de 55kg feminino do Campeonato Pan-Americano Sub-17. Na tarde desta quinta-feira (19), em Monterrey, no México, ela somou 162kg no total dos dois exercícios, sendo 71kg no arranco e 91kg no arremesso. Esta foi a primeira participação internacional da atleta. A prova foi vencida pela norte-americana Katherine Emily Estep, que estabeleceu o novo recorde pan-americano, com 178kg no total.

No arranco, Júlia Vieira iniciou com o terceiro maior peso de entrada entre todas as competidoras: 68kg. Porém, não conseguir erguer a barra, frustrando a primeira tentativa. Na segunda vez, cumpriu o peso determinado inicialmente. A brasileira se concentrou bastante para executar a terceira tentativa, com 71kg, novamente completando o movimento. Assim, terminou em quinto lugar no arranco.

A brasileira mostrava-se mais segura para o exercício seguinte, o arremesso. Com peso de entrada de 88kg, executou com perfeição a primeira tentativa. Na segunda, subiu para 91kg, novamente completando o movimento. A terceira e última tentativa era de 94kg, onde Julia chegou a iniciar bem, mas não completou.

Caso tivesse cumprido o exercício, Júlia teria conquistado o bronze no arremesso e ficaria em quarto lugar no total. Com o resultado, repetiu a quinta colocação do arranco e terminou em sexto no geral.

“Primeiramente, eu queria agradecer pela experiência. Independentemente dos resultados, foi a minha primeira competição internacional. Adquiri muita bagagem, percebi as coisas que preciso melhorar. Principalmente a cabeça, pois fiquei muito nervosa. Mas faz parte. Estou feliz pela experiência”, comentou a pesista.

“Como primeira experiência internacional, aconteceu um nervosismo no início da competição, mas aos poucos ela conseguiu controlar e brigar pela medalha no arremesso. A tentativa de 94 kg no arremesso era a medalha de bronze e mostra que é uma atleta competitiva. Como falei a briga pela medalha iria acontecer e foi definida por detalhes. No geral, a Júlia se comportou muito bem, estou feliz com a participação e a grande experiência que viveu aqui, importante para sequência de competições da atleta até o Mundial Sub-17”, avaliou o técnico Alex Tozzi.

Taiane Justino

A outra representante do Brasil no torneio, Taiane Justino, que compete na categoria +81kg, estará em ação no domingo (22), ao meio-dia (de Brasília). O canal da Federação Pan-Americana de Levantamento de Pesos transmite ao vivo: https://www.youtube.com/playlist?app=desktop&list=PL2L-QJqBFwsQPF2AgKUumcXkXzr0axk8c.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com