Josué Silva e Serafim Veli conquistam os títulos das categorias 81kg e 96kg no terceiro dia do Brasileiro Adulto

Apesar de conquistarem os títulos, ambos acreditam que podem fazer ainda mais do que as marcas alcançadas no Rio; Silva levantou 320kg, e Veli, 350kg

Josué Silva venceu na categoria 81kg. Foto: Washington Alves/Light Press/CBLP.

 

José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

As competições masculinas deste sábado (25) foram faturadas por Josué Silva, do Rio de Janeiro, e Serafim Veli, do Paraná, no Campeonato Brasileiro Adulto, que acontece na Vila Olímpica Nilton Santos, na Zona Norte da capital fluminense. O primeiro levou o ouro ao somar 320kg na categoria para 81kg, enquanto o segundo, 350kg no torneio para 96kg. Mesmo com o título, ambos acreditam que poderiam ter feito marcas melhores.

A conquista de Silva foi construída já no arranco em que ele concluiu o movimento de 150kg. A mesma situação se repetiu no arremesso ao acertar o levantamento de 170kg.

O campeão nos 81kg avalia que não chegou ao peso levantado ideal, entretanto agradeceu quem estava torcendo por sua vitória: “Queria agradecer a torcida de todos. Eu sei que eu tinha condições de fazer mais, eu queria mais, mas estou feliz com a medalha”.

“O objetivo hoje era alcançar 340kg, estava tudo encaminhado, mas, infelizmente, acontecem coisas em campeonatos que não estão programados. Ainda é a minha segunda competição, tenho muito para mostrar. Vou comemorar com os meus amigos e aproveitar para descansar, pois segunda-feira já volto para os treinos”, complementou.

A segunda colocação da categoria ficou com o atleta da casa, Rafael Machado. O pesista executou o levantamento correto de 303kg, sendo 138kg no arranco e 165kg no arremesso. O bronze foi para Jonatan Santos por ter somado 298kg, 137kg no arranco e 161kg no arremesso.

Na categoria para 96kg, Veli dominou a competição desde o início. O representante do Paraná acertou todas as tentativas do arranco e terminou com 160kg no movimento. No arremesso, ele acertou o intento de 180kg, peso de entrada e, depois, insistiu no acerto de 190kg (ele precisou ir à plataforma por duas vezes para encaixar o levantamento).

Antes do Brasileiro, Veli admitiu que estava desanimado por não ter ido aos Jogos Olímpicos de Tóquio e que via na competição nacional uma forma de manter a motivação para continuar a se condicionar. Diante disso, ele analisou como foi o seu desempenho na Vila Olímpica Nilton Santos.

“A gente nunca está satisfeito, sempre pensa que dá para melhorar. Eu tive de perder um pouco o peso, pois teve uma confusão na minha categoria. Diante disso, eu estou feliz com o meu resultado, faz tempo que não alcanço essas marcas em competições. Serviu como um teste para saber em que nível estou. Daqui para frente, é um novo começo”, avaliou o campeão dos 96kg.

O pesista comentou sobre a sua meta de estar na próxima edição da Olimpíada, que vai acontecer em Paris, em 2024: “Eu vou tentar. Se o meu corpo permitir, pois o meu espírito já está lá, mas temos de ouvir o corpo falar. Eu já sou um dos mais antigos na Seleção, então temos de ver, mas garanto que vou buscar”, prometeu.

Na categoria, Renan Fernandes e Luiz Felipe Outor completaram o pódio. O primeiro ficou com o vice-campeonato ao levantar 310kg (140kg no arranco e 170kg no arremesso), enquanto o segundo levou o bronze ao somar 297kg (137kg no arranco e 160kg no arremesso).

O sábado (25) ainda premiou os campeões das categorias de base. Felipe Dias foi ouro nos 81kg do sub-17 e Gabriel Moura, do sub-20. Nos 96kg, Arthur Basquera foi o campeão juvenil, enquanto Pedro Henrique Pereira venceu a competição junior.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com