Futuro à plataforma! Brasil estreia no levantamento de pesos dos Jogos Sul-Americanos da Juventude nesta sexta-feira

País será representado por nove pesistas; atletas farão debute internacional e estão confiantes que sairão com bons resultados de Rosário, na Argentina

Marcella Piovesan é uma das representantes brasileiras em Rosario. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP.

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O futuro do levantamento de pesos brasileiro começa a ser escrito nesta sexta-feira (6), em Rosário. A cidade argentina recebe a terceira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, competição poliesportiva voltada a atletas entre 14 e 18 anos. Convocado pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), o Time Brasil da modalidade será formado por nove pesistas, sendo cinco mulheres e quatro homens.

Mateus de Oliveira é o veterano da turma. Praticante da modalidade há três anos, disputará uma competição internacional pela primeira vez.

“Estou um pouco nervoso, mas mantendo o foco na preparação que foi feita”, confessou. “Meu objetivo é superar a minha melhor carga e buscar uma medalha para o Brasil”.

Giovanna Tavares, do Pinheiros (SP), é a novata. Antes, praticante de ginástica, ingressou no levantamento de pesos apenas no ano passado e até aqui só disputou festivais. Aprovada na seletiva, parte para sua primeira competição oficial.

“É uma experiência nova, em um esporte diferente. Será a minha primeira competição e logo internacional. Com muita dedicação, treino, responsabilidade e a confiança da minha técnica, vou atrás de uma medalha”, afirmou confiante.

Iniciantes no levantamento de peso, João Victor Costa e Felipe Dias são estreantes em competições internacionais. Eles estão empolgados com a oportunidade de atuarem em Rosário.

“No começo estava bem ansioso, mas chegando aqui e vendo toda a estrutura e apoio, fiquei mais tranquilo”, descreveu Dias. “É a minha primeira vez em uma viagem internacional. Minha preparação foi bem forte e estou confiante na busca por medalhas”, informou Costa.

Desde 2017 levantando pesos, Laila Rizzo vem de uma família de pesistas: “Pratiquei várias modalidades antes, mas o esporte que faz meu coração palpitar, que faz eu me sentir muito bem e realizada é o levantamento de peso”, disse. “Eu sempre tive muito apoio da minha família e estou com muita esperança de trazer medalhas de ouro para o Brasil”.

Além deles, Beatriz Santos, Marcella Piovesan, Eduarda de Brito e Matheus Pessanha formam o Time Brasil em Rosário. Eles disputarão as provas de arranque e arremesso sob a supervisão do técnico Alex Tozzi, que tem planos ambiciosos para o grupo. “Queremos fazer a melhor participação do levantamento de peso do Brasil na história dos Jogos Sul-Americanos da Juventude”, profetizou.

“Vai ser a primeira competição internacional deles e a primeira vez que vestem a camisa do Brasil. Estão ansiosos por competir e se prepararam muito bem”, enfatizou o técnico, que enxerga a evolução técnica e mental do grupo e acredita que a competição será fundamental para o futuro dos atletas. “Eles terão que atravessar o medo, o nervosismo e fazer o melhor que puderem”, alertou.

As competições de levantamento de peso nos Jogos Sul-Americanos da Juventude acontecem no Parque Único Sul-Americano, no Pavilhão B do setor La Rural. O evento é organizado pela Organização Esportiva Sul-Americana (ODESUL) e reúne 2.500 atletas de quinze países, que competem em 26 modalidades. É possível acompanhar o desenrolar das competições aqui.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com