FOI UM SHOW! Chuva de recordes marca o encerramento do Campeonato Brasileiro Adulto

Marco Tulio Gregório e Matheus Pessanha brilharam na categoria até 102kg masculino, pulverizando sete recordes. Taiane Justino confirma o favoritismo na +81kg feminino

Com 200kg, Matheus Pessanha unificou recordes brasileiros sub-20 e adulto no arremesso. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP

Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Um autêntico duelo de titãs marcou o último dia do Campeonato Brasileiro Adulto de Levantamento de Pesos, neste sábado (4), em São Luís (MA). Pela categoria até 102kg masculino, o veterano Marco Tulio Gregório e o garoto Matheus Pessanha quebraram sete recordes nacionais enquanto lutavam pela medalha de ouro, levantando o público no ginásio da Universidade Ceuma.

Matheus Pessanha subiu na plataforma para escrever a história. Já vinha de uma ótima prova no arranco, quebrando o recorde nacional sub-20 por duas vezes, fechando com 157kg alçados. No arremesso, começou com 185kg. Depois, subiu a pedida para 195kg, estabelecendo o novo recorde nacional no sub-20. Depois, foi para surpreendentes 200kg, levantados com sucesso. Com isso, unificou os recordes brasileiros sub-20 e adulto na prova.

“200kg foi uma marca bizarra”, reconheceu. “Era uma marca que já estava em mente e consegui buscar. Foi muito bom, me senti muito bem fazendo”, esclareceu o medalhista de prata na prova, com 357kg totais, o novo recorde brasileiro no sub-20. “É meu objetivo ser o melhor do Brasil e me destacar nas competições. Só não imaginava que fosse agora”, acrescentou, lembrando que o resultado veio rápido, mas foi fruto de um trabalho duro.

Matheus Gregório enalteceu o nível técnico do Campeonato Brasileiro Adulto. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP

“O nível técnico me empolgou para voltar a disputar o Campeonato Brasileiro, pois o que aconteceu aqui hoje me prepara para competir lá fora”, reconheceu Gregório, que levou a medalha de ouro com seus 170kg no arranco, 192kg no arremesso e 362kg totais. Suas cargas no arranco e total são os novos recordes nacionais adulto, superando os 167kg e 361kg do próprio atleta, obtidos em 2023.

“Gostei da competição, desta briga”, enalteceu Gregório. “Achei que já tinha perdido isso, mas estava dentro de mim e eu gosto disso. Que venham outros atletas como o Matheus, pois a gente precisa disso para chegar ainda mais forte nas competições internacionais”, concluiu. E outro garoto ficou com a medalha de bronze, Gabriel Portela, que levantou as cargas de 142kg no arranco, 170kg no arremesso e 312kg totais.

Sob o olhar de Laura Amaro, Beatriz Martinho brilha na até 81kg feminino

Beatriz Martinho não sentiu o peso de disputar a categoria até 81kg feminino no adulto. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP

A olímpica Laura Amaro é o grande nome da categoria até 81kg feminino no Brasil. Estava inscrita no Campeonato Brasileiro, viajou ao Maranhão, mas optou por não disputar a prova, se poupando para os Jogos de Paris 2024. Em sua ausência e sob os seus olhares, Beatriz Martinho conquistou o título brasileiro pela primeira vez no adulto. Recém-promovida do sub-20, não sentiu o peso da prova.

“Já competia no adulto quando era mais nova e estou acostumada”, declarou. Em sua performance, alçou 90kg no arranco, 105kg no arremesso e 195kg totais. A medalhista de prata, Vitória Rodrigues, performou para 80kg no arranco, 101kg no arremesso e 181kg totais. Emily Menegotto foi a medalhista de bronze, com seus 75kg no arranco, 98kg no arremesso e 173kg totais. “Estou feliz. Fiz uma preparação muito boa no meu clube. Queria fazer 110kg no arremesso, mas no ano que vem volto para buscar um pouco mais”, comentou Beatriz.

Taiane Justino reina absoluta na +81kg feminino

Em preparação ao Campeonato Mundial, Taiane Justino fez uma prova sem riscos. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP

Em um ano especial de sua carreira, fazendo a transição entre o sub-20 e o adulto, Taiane Justino garantiu mais um título nacional. Mesmo com foco no Campeonato Mundial, fez uma prova segura no Maranhão, que a levou ao ponto mais alto do pódio na +81kg feminino. Foram 97kg no arranco e 118kg no arremesso, abrindo mão das últimas tentativas por já ter o primeiro lugar assegurado nas provas. Sua carga total foi de 215kg.

“Estou em preparação para o Mundial, que ocorre logo depois das Olimpíadas, e minha participação aqui foi para me mexer”, relatou. O pódio ficou completo com as presenças de Karinna Duarte e Stella Costa. Karinna levantou 96kg no arranco, 117kg no arremesso e 213kg no total, levando a prata. Stella foi bronze com as cargas de 86kg no arranco, 105kg no arremesso e 191kg totais.

“Depois da medalha no Mundial, no ano passado, abriram-se muitas possibilidades, rodaram muitas chaves e minha cabeça está forte para chegar bem agora na categoria adulto”, comentou Taiane. A pesista vive um momento especial, depois de gabaritar a prova no Campeonato Mundial na Tailândia e ser convidada para a vivência olímpica, em Paris. “Estou feliz demais, não há palavra que descreva isso”, festejou. “Sou grata por tudo que vivi, conquistei e que o esporte me proporciona”, concluiu.

Mateus Targino vence pela primeira vez no adulto

Último campeão no Maranhão, Mateus Targino comemora sua primeira conquista entre os adultos. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP

A última disputa no Maranhão reuniu os pesos pesados da categoria +102kg masculino. Em disputa bastante equilibrada, Mateus Targino e Leonardo Chiarelli batalharam pela medalha de ouro até a última subida à plataforma. E pela primeira vez, Targino conquistou um título brasileiro adulto.

“Foi maneiro, diferente. Nunca tinha sido campeão brasileiro adulto”, brincou o medalhista de ouro, que ergueu 136kg no arranco, 166kg no arremesso e 302kg no total. Leonardo Chiarelli ficou logo atrás com 131kg no arranco, os mesmos 166kg no arremesso e 297kg totais.

“Estava nervoso. Aqueci mal e até achei que ia errar muito, mas deu tudo certo”, reconheceu o campeão. “Quando errei os 165kg na segunda tentativa do arremesso, achei que não daria mais”, confessou. Matheus Reis fechou o pódio erguendo 130kg no arranco, 160kg no arremesso e 290kg no total.

Demais premiações individuais e coletivas

Marco Tulio Gregório e Amanda Souza foram eleitos, respectivamente, o melhor atleta da competição masculina e feminina. Na premiação por equipes, o Rio de Janeiro foi campeão nos dois gêneros, assim como o Paraná ficou na segunda colocação. Em terceiro lugar no feminino deu Rio Grande do Sul, com o Amazonas fechando o pódio masculino.

Organizado pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos, o Campeonato Brasileiro Adulto reuniu 127 pesistas, divididos nas categorias 49kg, 59kg, 71kg, 81kg e +81kg no feminino, além da 61kg, 73kg, 89kg, 102kg e +102kg no masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com