‘Feita de titânio’, Nathasha Rosa fatura uma prata e dois bronzes nos 49kg do Pan-Americano de Levantamento de Pesos

Brasileira levou prata no arranco e bronzes no arremesso e soma total; cargas de arremesso e total são os novos recordes brasileiros da categoria

Natasha Rosa quebrou dois recordes brasileiros no Pan-Americano. Foto de arquivo: Jonne Roriz/COB

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

“Não acredito! Esta garota só pode ter a lombar fundida com titânio”. Foi dessa forma que o comentarista da transmissão oficial do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos descreveu a exibição de Nathasha Rosa. Nesta segunda-feira (25), a brasileira brilhou em Bogotá, na Colômbia, onde saiu com três medalhas do evento para 49kg feminino – uma prata no arranco e dois bronzes, um no arremesso e outro no total – e com dois recordes brasileiros batidos. Luiza Dias terminou categoria na nona colocação geral.

Nathasha Rosa foi para a plataforma para tentar levantar 80kg no seu primeiro intento do arranco, algo que a atleta olímpica fez muito bem. Para o segundo, a pesista foi para a barra com a determinação de que conseguiria executar o levantamento. Ela o fez e vibrou com o feito.

A brasileira foi muito concentrada para a plataforma para tentar erguer 86kg na última chance do arranco, mas não efetivou a marca colocada. Apesar de não ter feito o último levantamento com êxito, ela garantiu a medalha de prata no arranco. O ouro foi para a mexicana Andrea Martinez com 85 kg, enquanto o bronze terminou com a norte-americana Hayley Reichardt (também com 84kg).

No arremesso, Nathasha Rosa foi para a plataforma muito segura de si para erguer 101kg de peso. A atleta colocou a barra no peito e finalizou o movimento de forma correta.

Muito concentrada, a brasileira foi chamada novamente à ação para a segunda tentativa, que seria de 104kg. Ela brilhou em frente aos jurados, executou com validade e comemorou demais a carga levantada.

Mais uma vez muito focada, a pesista foi para a ação para tentar os 106kg. A representante do Brasil fez o clean e executou o jerk sem a execução da tradicional “tesoura”. Ela salvou o movimento de maneira espetacular, o que impressionou até mesmo o comentarista oficial da transmissão do evento ao dizer que Nathasha deveria ter “as lombares fundidas com titânio” pelo levantamento primoroso da atleta.

Com os 106kg, Nathasha Rosa finalizou o arremesso com a medalha de bronze e com o novo recorde brasileiro. O pódio do movimento foi preenchido por duas norte-americanas: Jourdan Delacruz ergueu 108kg e ficou com o ouro, mesmo peso levantado pela compatriota Hayley Reichardt, que terminou com a prata pelos critérios de desempate.

No total, a brasileira por pouco não conseguiu outra cor de medalha. Nathasha ficou com o bronze ao fechar a campanha com 190kg (novo recorde brasileiro), um a menos do que a vice-campeã, a norte-americana Jourdan Delacruz, e dois a menos do que a medalhista de ouro, Hayley Reichardt, também dos Estados Unidos.

“Eu só tenho a agradecer a Deus, à equipe que esteve comigo no Brasil e àquela que ficou comigo no aquecimento, ajudou bastante ter mais de um treinador na comissão técnica presente. Agradecer à CBLP, à Marinha do Brasil, por terem tornado esse sonho em realidade. Agora é treinar mais forte para o Mundial (que acontece na mesma Colômbia em dezembro) e para novos resultados”, agradeceu a brasileira medalhista.

Um dos treinadores que está acompanhando a Seleção Brasileira em Bogotá, Dragos Stanica enalteceu a competição de Nathasha.

“Foi sensacional, foi uma superação total. Ela bateu os recordes brasileiros no arremesso e no total e ficou até o último movimento na briga pelo título. Com os pesos que ela levantou, Nathasha conseguiria medalha no Campeonato Mundial, ela já chegou a esse nível”, elogiou Stanica.

“O nível desta competição foi muito alto. Para se ter uma ideia, a sexta colocada ganharia o Campeonato Europeu”, completou o técnico.

Luiza Dias termina competição na nona posição geral

Na categoria para 49kg feminina, o Brasil ainda contou com outra competidora: Luiza Dias. A brasileira teve 80kg de peso inicial no arranco, carga que fez de tudo para ter êxito no primeiro intento, ela se desequilibrou um pouco, mas conseguiu executar o movimento com validade.

Luiza voltou à plataforma para buscar executar 84 kg. Ela começou a fazer o movimento, mas falhou no meio da apresentação. Mesmo com a segunda tentativa falhada, Luiza optou por subir a carga para 85kg e voltou a não conseguir, fechando o arranco na sétima posição com os 80kg de marca.

A exemplo do arranco, Luiza foi a primeiras das brasileiras a entrar em ação no arremesso. Ela foi para a tentativa de 95kg, o que fez com perfeição. Para o segundo intento, a pesista do Brasil subiu a carga para 100kg e até conseguiu fazer o clean e o jerk, mas sem validade no movimento em decisão da arbitragem. Luiza ainda voltou para a área de prova para a sua derradeira exibição e, com 101kg de carga, ela voltou a falhar.

Com os 95kg executados, a brasileira fechou a participação na posição número nove do arremesso. Somando os dois movimentos, Luiza somou 175kg, ficando com a nona melhor campanha no total.

“Para primeira competição dela, ela foi super bem. Ela alcançou os 100kg, mas por avaliação da arbitragem acabou não passando. Ela está de parabéns, conseguiu os pontos para ajudar na classificação do Brasil na qualificação (para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023). Sinceramente, foi uma competição extraordinária”, finalizou Stanica.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com