Favoritos não decepcionam e garantem os títulos no último dia de competição em Sete Lagoas

Marco Túlio Gregório, Laura Amaro, Taiane Justino e Matheus Gregório são os campeões do sábado, fechando a disputa do Campeonato Brasileiro Adulto

Matheus Gregório conquistou a categoria +102kg masculino. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP.

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Um sábado (27) sem surpresas, com carga pesada e alguns recordes. Assim pode ser resumido o último dia do Campeonato Brasileiro Adulto de Levantamento de Pesos, no Ginásio da Unifemm, em Sete Lagoas (MG), quando as categorias mais pesadas da competição foram destaque na plataforma. Marco Túlio Gregório (102kg masculino), Laura Amaro (81kg feminino), Taiane Justino (+81kg feminino) e Matheus Gregório (+102kg masculino) foram os grandes campeões.

O dia começou com Marco Túlio mostrando que está em grande fase. Ele garantiu o título sem grandes sustos, logo nas primeiras pedidas. No arranco, levantou inicialmente 155kg. Não conseguiu 160kg, mas depois foi além e marcou 165kg. No arremesso, alçou 180kg e 190kg. Porém, falhou na tentativa do recorde brasileiro, quando pediu 197kg. Com isso, somou 355kg no total.

“Tentei bater os recordes brasileiros. Na segunda tentativa do arranco, cometi um erro técnico. E aí, tive mais cautela para aumentar o peso. Daqui a duas semanas tem o Grand Prix em Cuba, por isso também estava um pouco mais cauteloso”, explicou.

Logo depois, foi a vez de Laura Amaro, que veio disputa a quebrar recordes. E conseguiu. No arranco, ela levantou 112kg, superando em dois quilos a antiga marca. Tentou repetir a dose no arremesso e total, mas falhou na tentativa dos 140kg. Com isso, fechou em 130kg no exercício e 242kg de total. “Muito legal bater o recorde perto da minha família, dos meus amigos. Quando a gente vai lá pra fora, eles assistem pela TV. Estou muito feliz por isso”, disse a campeã.

Desgastada por ter competido no Pan-Americano Sub-20, em Manizales, na Colômbia, na semana passada, Taiane Justino preferiu se poupar na categoria +81kg feminino. Ela só realizou uma tentativa em cada um dos exercícios, bem abaixo de suas melhores marcas, mas o suficiente para garantir o título: 85kg no arranco, 110kg no arremesso e 195kg de total. A prova marcou a volta da atleta olímpica Jaqueline Ferreira, recuperada de uma cirurgia no ombro.

Fechando a competição, Matheus Gregório voltou a disputar um Campeonato Brasileiro após afastamento por quatro temporadas. No retorno, mostrou seu talento habitual, sendo soberano na categoria +102kg masculino: levantou 170kg no arranco, 203kg no arremesso, somando 373kg, maior peso entre todos os atletas da competição. “Meu foco agora são os Jogos Pan-Americanos e eu quero ser campeão”, avisou o atleta.

Base também bate recordes

Outros três atletas estabeleceram novas marcas nacionais nas categorias sub-17 e sub-20. Pedro Greco, segundo colocado da prova de 102kg masculino, bateu os recordes do arranco (130kg), arremesso (173kg) e total (303kg). Gabriel Portela, terceiro colocado na mesma prova, também fez os três recordes, mas no sub-17: 132kg, 152kg e 254kg. Também no sub-17, mas na prova de +102kg masculino, Cristian Izaías superou as marcas nacionais nos dois exercícios e total: 105kg, 140kg e 245kg.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com