Em primeira participação internacional, Julia Satyro quebra recordes pessoais e fica a um passo do índice pan-americano

Brasileira teve bom desempenho em Bariloche, se classifica em segundo lugar na categoria até 49kg feminino e fica muito próxima da vaga no Pan-Americano Sub-20

Julia Satyro e o técnico Dragos Stanica comemoram boa participação em Bariloche. Foto: Acervo pessoal

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A primeira participação de Julia Satyro em uma competição internacional foi bem positiva. Ela foi a primeira da delegação brasileira a pisar na plataforma do Ginásio Municipal n°1, em Bariloche, na Argentina, para a disputa do Campeonato de la República. E ficou em segundo lugar na categoria até 49kg feminino, com 70kg no arranco, 88kg no arremesso e 158kg no total.

Como o Brasil é convidado no evento argentino, ela não conquista medalhas. Mas Julia ficou em segundo lugar contra atletas de todas as categorias, inclusive do adulto. Além disso, bateu seus três recordes pessoais, ficou a um quilo do índice nacional do arranco, três do arremesso e quatro do total, todos pertencentes a Beatriz Kamille.

A grande meta, que era o índice para o Campeonato Pan-Americano Sub-20, também escapou por pouco. Caso Julia tivesse concluído a terceira tentativa no arranco ou no arremesso, subindo em três quilos o total, teria conquistado a marca que a garantiria na competição das Américas.

Pelo fato de a delegação brasileira ter chegado no hotel em Bariloche no meio da madrugada de segunda-feira, Julia foi autorizada a competir no dia seguinte, já que a disputa de sua categoria aconteceria na manhã de segunda. Com isso, ela atuou com as atletas do grupo B da categoria até 59kg. Assim, já conhecia as marcas das competidoras de sua categoria, onde a argentina Ludmila Gerzel havia feito 71kg no arranco, 90kg no arremesso e 161kg no total, com a paraguaia Thais Ibañez em segundo, com 61kg no arranco, 75kg no arremesso e 136kg no total.

Julia começou com carga de 67kg, cumprida com êxito. Depois, estabeleceu a marca de 70kg. Mas falhou na terceira tentativa do arranco, com 73kg, ficando em segundo lugar neste exercício. No arremesso, iniciou com 85kg, depois levantou 88kg e novamente não cumpriu o terceiro movimento, com 91kg, ficando em segundo mais uma vez.

“A competição da Julia foi fantástica. Para uma primeira competição internacional foi sensacional. Ela nunca havia conquistado estas marcas em competições oficiais, está realmente de parabéns”, explicou o técnico Dragos Stanica.

O Brasil volta à plataforma nesta quarta-feira, às 10h45, quando João Victor Nascimento participa da prova para atletas masculinos de até 73kg.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com