Estreante nos 81kg, Laura Amaro bate três recordes nacionais da categoria no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos

Visando a Olimpíada de Paris, atleta brilhou na nova categoria; domingo, último dia do Nacional, ainda premiou outros atletas em Minas Gerais

Laura Amaro subiu para os 81kg mirando uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Vice-campeã mundial, Laura Amaro subiu de categoria pensando nos Jogos Olímpicos de Paris. E chegou demarcando território em seu novo espaço. Após migrar dos 76 kg para os 81 kg, ela apresentou seu cartão de visitas para as novas colegas pulverizando três recordes nacionais durante o Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos, que encerrou neste domingo (5), em Sete Lagoas (MG).

Primeiro, ergueu 106 kg no arranco. Depois, 131 kg no arremesso. Assim, Laura chegou a um total combinado de 237 kg, ou seja, 46 kg a mais do que a segunda colocada Thainara Figueiredo, que alçou 183 kg durante a competição. A medalhista de bronze foi Beatriz Martinho, com 182 kg no total.

“Estou muito feliz. Essa é uma competição de adaptação e consegui aprender muito”, descreveu a campeã brasileira. “Costumo dizer que os pesos que a gente perde, na verdade a gente não perde, nós aprendemos com esses erros”, acrescentou. A pesista levantou cargas inéditas para a categoria, mas entende que ainda tem muito a evoluir. “Com certeza estou no caminho certo para conseguir a vaga em Paris, que é o meu maior objetivo. Mas independente de acertar ou errar, estou sempre dando o meu melhor e me divertindo nas competições”, finalizou.

No sub-20, Beatriz Martinho ficou com o ouro ao levantar um total de 182 kg, sendo 85 kg no arranco e 95 kg no arremesso. Ingrid Oliveira foi prata, com um total combinado de 148 kg.

Na categoria 102 kg masculino, o campeão Serafim Veli foi econômico. Dominante, precisou de apenas uma oportunidade em cada prova para ficar com o título brasileiro. E com 150 kg no arranco e 190 kg no arremesso, chegou a um total combinado de 340 kg. Foram 55 kg acima do medalhista de prata, Luis Felipe Outor (285 kg) e 84 kg a mais que o medalhista de bronze, Gabriel Machado Macedo (256 kg).

“Sei que muita gente esperava que eu fizesse mais, até mesmo o recorde brasileiro”, reconheceu o campeão. “Mas, conversando com meu treinador, chegamos à conclusão de que não seria necessário”, acrescentou Veli. Se adaptando a uma nova categoria, o pesista retornou recentemente aos treinos no Brasil, após participar de um treinamento no exterior e tem como foco nesta temporada a participação no Campeonato Pan-Americano, previsto para o mês que vem.

Pela mesma categoria, mas no Sub-20, medalha de ouro para Akassis da Silva, do Amazonas, com total combinado de 212 kg. Apenas um a mais do que o medalhista de prata, Lucas de Souza, com 211 kg.

Na categoria +87 kg feminino, Taiane Justino faturou as medalhas de ouro das categorias adulto e sub-20. Isso mesmo se poupando, após retornar recentemente do Campeonato Mundial, competição onde obteve seus melhores índices individuais mesmo não estando 100% fisicamente. “Aqui decidimos só mexer o corpo, brincar um pouquinho”, relatou descontraída. “Ainda não atingi a minha meta de peso, mas quero fazer isso até o fim do ano”, informou a pesista, nascida e criada na comunidade da Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ).

Taiane ergueu um total combinado de 210 kg, sendo 95 kg no arranco e 115 kg no arremesso. Foi competidora solitária no sub-20, mas no adulto teve ao seu lado no pódio a medalhista de prata Karinna Duarte, com seus 183 kg, e a medalhista de bronze Evelyn Silva, que combinou um total de 171 kg.

Na categoria 109 kg masculino, Alan Lima foi o campeão com 280 kg no total combinado. Levantou 135 kg no arranco e 145 kg no arremesso. A prata ficou com o mineiro Yuri Christoni, com 251 kg no total. E o medalhista de bronze foi Carlos Henrique dos Santos, também de Minas Gerais, com 250 kg combinados.

Fechando a competição, os pesos pesados do +109 kg masculino subiram à plataforma em Sete Lagoas, onde o gigante Luís Felipe da Silva foi o grande vencedor. Com 2,01 m e 165 kg, ergueu 141 kg no arranco e 168 kg no arremesso para totalizar 309 kg e faturar a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro.

Persistente, gradualmente correu atrás de seus objetivos e os alcançou. “Em 2019 fiz a minha primeira participação no adulto e só consegui um terceiro lugar no arranco. Então, prometi a mim mesmo que no próximo Brasileiro eu iria pegar pódio e fiquei em segundo lugar”, contou. “No ano passado prometi que iria conquistar o primeiro lugar e hoje eu consegui, mesmo com todas as lesões que tive durante o ano”, festejou.

No pódio, Da Silva teve como companheiros Isac Bezerra, com 308 kg combinados, e Gabriel Izaias, com 307 kg. Poderia ter tido também o amazonense Rafael Mendes, medalhista de ouro no sub-20, com uma carga total de 318 kg. Porém, o pesista só conseguiu confirmar sua inscrição nos últimos dias e acabou competindo apenas em uma categoria. Mesmo assim fez história, com o novo recorde brasileiro da faixa etária. Teve ao seu lado no pódio João Sarti, com seus 235 kg.

Reunindo 149 pesistas e disputado na plataforma mais moderna da América Latina, o Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Adulto e Sub-20 teve suas provas realizadas no ginásio do Centro Universitário da UNIFEMM, em Sete Lagoas (MG). Todas as categorias foram transmitidas ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (https://www.facebook.com/cblpesos), com grande audiência e interação.

“Estamos trabalhando para dar o melhor aos nossos atletas. Não só os melhores materiais, mas as melhores condições e treinamentos no exterior”, informou Enrique Montero Dias, presidente da entidade. “Desde 2015 estamos ganhando medalhas em campeonatos mundiais e a expectativa é melhorar cada vez mais. Estamos fazendo tudo o que o atleta precisa e os resultados estão aparecendo”, concluiu o gestor da modalidade.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com