É do Nordeste! Bernardo Andrade e Ranna Pinheiro se sagram campeões das categorias 73kg e 64kg no Brasileiro Adulto

Sergipano e maranhense fizeram exibições de gala e vibraram muito com a conquista do ouro nas duas competições que encerraram o segundo dia de campeonato

Bernardo Andrade vibrou muito no Rio. Foto: Washington Alves.

 

José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Bernardo Andrade e Ranna Pinheiro deixaram o Nordeste em festa nesta sexta-feira (24). Vibrantes, os atletas fizeram grande exibição nas duas últimas competições do segundo dia de Campeonato Brasileiro Adulto, que está acontecendo no Rio de Janeiro (RJ), e foram ao lugar mais alto do pódio. O sergipano levantou 267kg na competição para 73kg e ficou com o ouro, enquanto a maranhense somou 183kg para conquistar a categoria para 64kg.

Andrade conquistou o título ficando na primeira colocação de ambos os movimentos. No arranco, o campeão acertou a tentativa de abertura de 112kg, errou a segunda de 117kg e triunfou na terceira que teve o mesmo peso da vez frustrada. No arremesso, ele também concluiu o primeiro e o último intento com 140kg e 150kg respectivamente.

Bernardo, que é nascido em Aracaju (SE), contou que, no início da sua preparação para o campeonato, almejava somente uma colocação no pódio. A sua evolução foi tanta que o atleta viu que poderia buscar mais, que poderia sair do Rio de Janeiro como campeão brasileiro.

“Foi ótimo. Deu tudo certo. O meu objetivo inicial era o pódio, até porque esse é o meu primeiro ano treinando só levantamento. Porém, com o avançar dos meus treinamentos, eu fui melhorando e percebendo que dava para atacar a primeira posição. Então, nos últimos três meses, eu coloquei na minha cabeça que eu vinha para ganhar e fico feliz que tenha dado tudo certo”, comemorou o pesista.

A medalha de prata da categoria foi faturada pelo atleta do Rio de Janeiro, Victor Borneo, que levantou 261kg no geral, sendo 116kg no arranco e 145kg no arremesso. O bronze foi para Renan Picon, do Paraná, ao executar o movimento de 258kg no geral (108kg no arranco e 150kg no arremesso).

No feminino, Ranna Pinheiro definiu a sua primeira colocação somente no último arremesso. A maranhense teve de buscar uma recuperação depois de ter ficado na terceira posição do arranco, ela levantou 80kg na segunda tentativa (errou a primeira com 80kg e a terceira com 85kg). No arremesso, ela acertou todos os intentos (95, 100 e 103kg) e, com isso, assumiu a primeira colocação geral.

“Eu nem tenho como descrever a sensação, é muito emocionante. Eu sofri para alcançar essa categoria, para perder o peso necessário para estar nela. Nesse momento, eu só sinto gratidão a Deus, ao meu treinador, que acredita muito em mim e no Maranhão, e ao meu marido. Estou muito feliz”, disse, emocionada, a atleta.

A medalha de prata ficou com Eliane Nascimento, do Rio de Janeiro, que somou 177kg (77kg no arranco e 100kg no arremesso), enquanto o bronze foi para Vitória Rodrigues, outra representante fluminense, que fez 180kg, sendo 85kg no arranco e 95kg no arremesso.

Títulos nas categorias de base

A categoria sub-17 masculina para 73kg teve Christopher Silva, de Minas Gerais, como campeão. Ele levantou 228kg, sendo 106kg no arranco e 122kg no arremesso. Já na sub-20 quem ficou com o campeonato foi o amazonense Victor Telles, atleta convocado para o Pan-Americano Sub-20, que vai acontecer em outubro, no México. O pesista levou o ouro ao somar 242kg (112kg no arranco e 130kg no arremesso).

No feminino, o sub-17 foi conquistado por Amanda Brito, do Rio de Janeiro, por ter somado 143kg (66kg no arranco e 77kg no arremesso). No sub-20, outra atleta que estará no Pan-Americano ficou com o ouro: Lourdes Califrer, pesista da casa. Ela cumpriu o levantamento de 173kg, sendo 70kg no arranco e 103kg no arremesso, seu recorde pessoal.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com