Com expectativa de grandes resultados e de olho em Paris, brasileiros iniciam a participação no Campeonato Pan-Americano

Brasileiras Amanda Schott e Laura Amaro competem nesta terça-feira (27) para melhorar marcas e figurar entre as doze pesistas quem vão a Paris em suas categorias. Marco Túlio Gregório completa o time brasileiro na Venezuela

Atletas e o técnico Dragos Stanica no embarque para Caracas. Foto: Acervo pessoal

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Penúltima escala antes dos Jogos de Paris 2024, o Campeonato Pan-Americano Adulto de Levantamento de Pesos é crucial para as pretensões olímpicas de Amanda Schott (até 71kg) e Laura Amaro (até 81kg). Ambas subirão à plataforma em Caracas, na Venezuela, com o objetivo de qualificar suas marcas e formar o pelotão de elite mundial que competirá na França.

Sob o comando de Dragos Stanica, as brasileiras chegam com boas possibilidades na competição continental, assim como Marco Túlio Gregório (até 96kg), que não tem chances de se classificar à Paris, mas deve performar por medalhas. “Temos a expectativa de que todos os atletas conquistem medalhas, mas o que mais nos interessa neste momento é a classificação das meninas à Olimpíada”, ponderou o treinador.

“Para isso elas precisarão melhorar seus resultados e tentar ficar entre as dez melhores marcas do mundo. Mas só depois da realização da Copa do Mundo será possível ter a certeza de quem vai aos Jogos”, esclareceu Stanica. A Copa do Mundo de Phuket, na Tailândia, ocorre no final de março e fecha o ciclo de torneios que contam pontos para o ranking olímpico.

Quem sobe primeiro na plataforma é Amanda. Sua prova ocorre no dia 27, terça-feira, a partir das 14h (de Brasília). Será última a competir na categoria até 71kg feminino, com carga de entrada em 240kg. Em setembro último, no Campeonato Mundial, a pesista brasileira chegou aos 130kg no arremesso, que somados aos 108kg do arranco estabeleceram o novo recorde nacional de carga total.

Um pouco mais tarde, às 19h30, será a vez de Laura Amaro competir na categoria até 81kg feminino. A brasileira será a penúltima a subir na plataforma, com carga de entrada em 250kg. No ano passado a pesista conquistou a sua primeira medalha em Jogos Pan-americanos, a prata na categoria até 81kg. Na ocasião levantou 110kg no arranco e 132kg no arremesso para faturar o bronze na carga total.

A título de curiosidade, Laura disputará sua segunda Olimpíada caso se classifique a Paris. Sua primeira aparição aconteceu na edição de Inverno, nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2016, realizados na norueguesa Lillehammer. Na ocasião se tornou a primeira mulher a competir no skeleton pelo Brasil em uma competição de nível olímpico.

Marco Túlio Gregório busca figurar no pódio

Fechando a participação brasileira em Caracas, Marco Túlio Gregório compete pela categoria até 96kg masculino. Sua prova ocorre no dia 28, quarta-feira, com início às 11h (de Brasília). Será o penúltimo a competir, com carga de entrada em 350kg. Gregório não briga por vaga em Paris, mas costuma ter ótimo desempenho em Campeonatos Pan-Americanos. Vem de um ouro e duas pratas no último Pan, realizado em Bariloche, na Argentina.

As provas serão transmitidas na íntegra e gratuitamente pelo canal do Comitê Olímpico do Brasil no YouTube, através do link https://www.youtube.com/@TimeBrasil

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com