Atleta carioca fez boa prova no grupo B da categoria até 77kg feminino, terminando em primeiro lugar no grupo e a um quilo do pódio

Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa CBLP
Vice-campeã mundial em 2021, Laura Amaro mostrou nesta quarta-feira (8) porque é uma das mais respeitadas atletas do esporte brasileiro na atualidade. Ela ficou em primeiro lugar no grupo B da categoria até 77kg feminino, batendo o recorde nacional do arremesso e igualando o recorde nacional do total, ficando em sexto lugar no arranco, quarto no arremesso e quinto lugar no total na soma dos grupos do Campeonato Mundial Adulto de Levantamento de Pesos, em Førde, na Noruega.
Laura não começou bem a disputa, embora seu peso de entrada já fosse bem alto. Falhou duas vezes no arranco, com 107kg, só conseguindo completar o movimento de forma correta na terceira tentativa, garantindo a primeira posição, mas não se aproximou de seu recorde pessoal e nacional, de 110kg.
No arremesso, Laura fez bonito. Iniciou conservadora, com 133kg, três abaixo do recorde nacional, cumprindo sem problemas. Na segunda tentativa, partiu para bater o recorde, com 137kg. Completou o movimento, mas os jurados anularam sua tentativa. Então, dobrou a aposta e partiu para 139kg, finalizando com perfeição, três quilos acima do que ela já havia conseguido anteriormente, no Campeonato Pan-Americano, em julho, na cidade de Cali (COL).
O resultado foi apenas um quilo abaixo da terceira colocada, a norte-americana Martha Rogers, que disputou o grupo A e ficou com o bronze do arremesso. E a dois quilos da colombiana Mari Perinan no total, também bronze. Como Laura fez o movimento primeiro, se igualasse, ficaria com a medalha.
“Feliz com a minha competição, melhorando o resultado no arremesso, que é uma das lutas da minha carreira. Lutando também com o arranco. Na terceira tentativa, consegui acertar a cabeça para poder finalizar a tentativa. A gente também entrou um pouquinho mais alto e era esse o objetivo mesmo. Vamos acertando e agora estreando também nesse grupo B. É um pouco diferente a competição, você tem que segurar mais a cabeça, não tem aquela pressão. Acima de tudo, eu sei que eu dei tudo de mim na competição, especialmente quando invalidaram o segundo movimento e a gente ainda aumentou. São respostas que a gente está tendo de melhoria”, disse Laura, que fez questão de agradecer o trabalho do técnico da Seleção, Alex Tozzi, e o incentivo da colega Taiane Justino.
“O Alex e a Taiane ali atrás também sempre estiveram comigo, me passando confiança, independente de erros ou acertos. Então, isso para mim foi o que fez a diferença para que no final eu fizesse o melhor movimento de todos e acertasse o 139kg”, finalizou.
No próximo sábado (11), às 6h (horário de Brasília), Taiane Justino entra na plataforma para encerrar a participação do Brasil no Mundial da Noruega. Ela compete na categoria acima de 86kg feminino – Grupo B.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com