Competição apresenta grandes revelações do esporte nas Américas; Brasil tem time de peso na disputa

Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa CBLP
Um time de peso chega neste final de semana em Assunção para a disputa dos Jogos Pan-Americanos Junior. A delegação do levantamento de pesos do Brasil embarca no domingo (16) para a capital paraguaia, com boas esperanças de medalhas na competição continental que mostra ao mundo os futuros craques do esporte.
Todos os atletas conquistaram classificação durante o Campeonato Pan-Americano Sub-20, disputado no mês de março, em Havana, capital cubana. E é exatamente o desempenho nesta competição que pode fazer os brasileiros terem esperanças de grandes resultados. Cinco dos seis integrantes da equipe saíram do evento com medalhas no peito.
“Em relação aos últimos Jogos, comparando, nossa equipe é muito mais forte, mais preparada também para poder conseguir tanto bater os recordes de medalhas, quanto em resultados de posições em relação a 2021. Todos os atletas têm chances reais de chegar ao pódio, de brigar por medalhas em Assunção”, avalia o técnico da equipe, Alex Tozzi, lembrando que o Brasil só trouxe uma medalha naquela ocasião, de bronze, com Taiane Justino.
São muitos candidatos desta vez. Começando por Matheus Pessanha, principal favorito a um título em Assunção. Campeão mundial sub-20 e recordista mundial sub-20 da categoria até 102kg, ele disputa a prova da categoria até 98kg. Mesmo tendo convivido com algumas lesões nos últimos meses, já conquistou, por exemplo, duas medalhas no Campeonato Pan-Americano Adulto, categoria que oficialmente passará a fazer parte apenas no ano que vem.
“O Pessanha é um grande favorito, é o líder desse grupo de seis atletas. E todos os outros atletas brigam diretamente por medalhas, não são medalhas certas, mas eles brigam diretamente por lugar no pódio”, ressalta Tozzi.
Felipe Dias, na categoria até 88kg masculino, trouxe três bronzes do Pan Sub-20. Stephany Assis faturou um bronze na categoria até 69kg feminino, Laila Grimaldi, então estreante no sub-20, conquistou dois bronzes, e Cristhian Izaías faturou uma medalha de cada cor na categoria acima de 110kg.
“A expectativa é que a gente tenha entre três ou quatro medalhas, dependendo de como for a competição. Todos se prepararam muito bem. A expectativa é de que a equipe masculina esteja dessa vez um pouco mais forte em relação à feminina. Mas estamos levando uma equipe para ser até Top 5 nas Américas, o que será um grande resultado”, finaliza o técnico.
Confira a agenda do Brasil em Assunção:
Quarta, 20
18h – Giovanna Tavares – categoria até 58kg feminino
Quinta, 21
16h – Felipe Dias – categoria até 88kg masculino
Sexta, 22
12h – Stephany Assis – categoria até 69kg feminino
14h – Matheus Pessanha – categoria até 98kg masculino
Sábado, 23
10h – Cristhian Izaias – categoria acima de 98kg masculino
12h – Laila Grimaldi – categoria acima de 77kg feminino
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com