Thiago Félix termina em sétimo lugar na prova para até 61kg masculino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Na estreia em Jogos Pan-Americanos, brasileiro não esteve em seus melhores dias; Brasil tem boas perspectivas de medalhas no domingo

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O levantamento de pesos do Brasil estreou neste sábado (21) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Thiago Félix foi o primeiro atleta do país a pisar na plataforma e ficou com a sétima colocação na prova para até 61kg masculino, levantando 115kg no arranco, 147kg no arremesso, com um total de 262kg.

O brasileiro não esteve em seus melhores dias nesta prova. Ele iniciou com uma pedida conservadora no arranco, de 115kg, cumprindo o objetivo em sua primeira tentativa. Depois, aumentou para 120kg, que já seria bem próximo de seu recorde pessoal, de 123kg – também recorde brasileiro. Não conseguiu executar o movimento, passando depois para 121kg, falhando novamente.

No arremesso, Thiago Félix tentou recuperar a distância para os adversários, já que se encontrava na oitava colocação parcial. Ele iniciou com 147kg, quatro abaixo de seu recorde pessoal e recorde brasileiro. Cumpriu bem o exercício, pedindo 152kg posteriormente, quando não finalizou, falhando posteriormente com a mesma carga na sua terceira tentativa.

“O resultado não era esse que queríamos, não foi um resultado bom, não estou feliz com esse resultado. Alguns meses antes do jogos tive um pequena lesão no joelho e tentei recuperar a tempo de fazer uma boa competição mas não coloco a culpa nesse ocorrido. Essa é a vida de atleta, temos altos e baixos, e continuamos com a cabeça erguida para a próxima”, analisou Thiago.

A prova foi vencida pelo cubano Arley Licourt, com 125kg no arranco, 154kg no arremesso e 279kg no total. O mexicano Victor Guemez ficou com a prata (123kg no arranco, 153kg no arremesso e 276kg de total) e o peruano Luis Tuisima faturou o bronze (124kg no arranco, 151kg no arremesso e 275kg no total).

Domingo promissor

O domingo (22) pode marcar a primeira medalha do levantamento de pesos do Brasil nos Jogos de Santiago. O dia começa com Eduarda Souza, que compete na prova para atletas até 59kg feminino, ao meio-dia, com peso de entrada de 217kg (sexto maior entre as participantes).

Mais tarde, às 19h, é a vez da medalhista mundial Amanda Schott, na categoria até 71kg feminino. Ela é uma das favoritas ao pódio em Santiago, tendo peso de entrada de 240kg, o segundo maior da prova, atrás apenas da norte-americana Meredith Alwine (243kg) e com a mesma carga da colombiana Mari Sanchez.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com