Thiago Félix é medalhista de ouro nos Jogos Sul-Americanos; Nathasha Rosa e Josué Lucas também sobem ao pódio

Pesista combinou um total de 271kg e subiu ao alto do pódio, colocação que escapou de Nathasha Rosa por apenas um quilo; Josué Lucas foi bronze

Nathasha Rosa (esq.), Thiago Félix (centro) e Josué Lucas (dir.): os medalhistas dos Jogos Sul-Americanos. Foto: Acervo Pessoal.

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O levantamento de pesos do Brasil iniciou sua participação nos Jogos Sul-Americanos com medalhas para todos os atletas que entraram em ação neste domingo (2). Destaque para o pesista Thiago Félix, ouro na categoria até 61kg, ao levantar um total combinado de 271kg, sendo 122kg no arranco e 145kg no arremesso. Nathasha Rosa foi prata na categoria até 49kg e Josué Lucas bronze na até 73kg.

“Gostei muito do meu desempenho na competição, mas não esperava uma medalha de ouro”, reconheceu Thiago Félix. “No arranco eu tive problemas no início e no arremesso errei a primeira pedida. Subi a última e o colombiano (La Rosa) errou suas últimas pedidas”, descreveu. “Foi uma competição sensacional e estou muito feliz com a conquista”, concluiu o melhor pesista da América do Sul até 61kg.

Thiago Félix foi o primeiro brasileiro a entrar em ação. Aos 21 anos, subiu na plataforma pela categoria até 61kg para protagonizar um emocionante duelo contra o colombiano Habib de La Rosa. Na prova de arranco, alçou 115kg em sua primeira tentativa. Na segunda, buscava levantar 120kg, mas não conseguir iniciar o movimento. Incentivado por seu treinador, Dragos Stanica, que alertou ainda ter tempo no cronômetro para concluir a tentativa, o brasileiro reencontrou o foco e retomou o movimento, alçando o peso com sucesso. Na sequência, alçou 122kg, fechando a prova na segunda colocação, um quilo atrás de La Rosa.

O ouro foi alcançado na prova de arremesso, quando Thiago Félix levantou 149kg, quatro a mais do que o colombiano. Inicialmente falhou na tentativa para 143kg, mas se recuperou e levantou respectivamente 144kg e 145kg para vencer a prova. Desta forma, levou o ouro ao combinar 271kg nas duas provas, contra 268kg de La Rosa.

Nathasha é prata

Competindo na categoria até 49kg, Nathasha Rosa combinou um total de 186kg, sendo superada em apenas um quilo pela venezuelana Katherin Zarate, que ficou com a medalha de ouro. A brasileira alçou 84kg no arranco e 102kg no arremesso. Katherin, por sua vez, levantou 83kg no arranco e 104kg no arremesso.

“Foi uma competição incrível e tudo cooperou no final”, descreveu. “Vi muita gente que não era do Brasil torcendo por mim e estou muito feliz com o resultado obtido”, acrescentou. “Gostaria de agradecer a Deus, minha família e toda a equipe que me acompanhou na competição e no Brasil. Agora sigo me preparando forte para o Campeonato Mundial”, informou.

No arranco, Nathasha pulou a primeira tentativa. Na segunda, alçou 82kg e na terceira 84kg, conquistando o primeiro lugar na prova. Levantou um quilo a mais que sua principal concorrente, a venezuelana Katherin Zarate.

Na prova de arremesso, a brasileira queimou as duas primeiras tentativas, respectivamente para 100kg e 102kg. Na última tentativa, novamente para 102kg, obteve sucesso. Porém, a venezuelana chegou a 104kg na prova, totalizando 187kg levantados, contra 186kg de Nathasha.

Polêmica com Josué

A caminhada de Josué Lucas para a medalha de bronze na categoria até 73kg teve os seus contratempos. Primeiro por precisar perder peso para se adequar à categoria. Depois, por buscar forças para reverter decisões polêmicas dos jurados, que anularam dois de seus movimentos durante a prova. No final, levantou 130kg no arranco e 160kg no arremesso, para um total combinado de 290kg.

“Foi uma competição muito difícil para mim, mas independente dos ocorridos, as coisas se desenvolveram da melhor forma possível”, ponderou. “Foi a minha primeira vez nos Jogos Sul-americanos e estou muito feliz com o resultado. Quero agradecer a todos que ficaram torcendo no Brasil”, acrescentou.

A batalha do brasileiro para chegar na medalha de bronze foi mais mental do que física. Por duas vezes, uma no arranco e outra no arremesso, o pesista brasileiro teve um movimento anulado por decisão dos jurados, fato que o tirou da disputa pela medalha de ouro.

Na prova de arranco, iniciou com a marca de 130kg, obtendo sucesso logo na primeira tentativa. Mas esta foi anulada pelos jurados e Josué precisou gastar a segunda tentativa para alcançar a marca com sucesso. Na terceira, subiu para 135kg, mas não obteve sucesso.

O filme se repetiu na prova de arremesso. De início, o brasileiro alçou 156kg, mas o movimento foi anulado por decisão dos jurados. O treinador Dragos Stanica solicitou uma revisão, mas os jurados não mudaram seu veredito. Josué então partiu para as marcas de 158kg e 160kg, obtendo sucesso nas duas tentativas restantes. Assim, na base da superação combinou uma marca de 290kg, longe de sua melhor marca na carreira (310kg) e distantes também dos 303kg do medalhista de prata Walter Beleño Cogollo, da Colômbia, e dos 311kg do medalhista de ouro Julio Ruben Mayora Pernia, da Venezuela.

Campeonato Sul-Americano

Aproveitando a realização dos Jogos Sul-Americanos, que reúne os principais atletas da modalidade em atividade no momento, a Confederação Sul-Americana da modalidade validou os resultados para o seu Campeonato Sul-Americano. Diferente dos Jogos, o Campeonato Sul-Americano premia os atletas por prova e pelo peso combinado. Desta forma, Thiago Felix conquistou três medalhas, sendo duas de ouro (arremesso e total) e uma de prata (arranco). Nathasha também conquistou três medalhas, porém uma de ouro (arremesso) e duas de prata (arranco e total). E Josué Lucas faturou três medalhas de bronze (arremesso, arranco e total).

A modalidade prossegue nesta segunda-feira, dia 3, com apenas uma brasileira subindo à plataforma. Será Letícia Laurindo, que compete pela categoria até 55kg.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com