Temporada 2023 do levantamento de pesos começa com a Avaliação Técnica da CBLP nesta sexta-feira

Comissão técnica vai observar 45 atletas de diversas categorias e faixas de peso para definir futuras convocações para a Seleção Brasileira

Raquel Souza foi destaque na avaliação técnica do ano passado. Foto de Arquivo: Washington Alves/LightPress/CBLP.

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A temporada 2023 do levantamento de pesos começa para valer nesta sexta-feira (10). A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) vai realizar a sua Avaliação Técnica com 45 potenciais atletas das três categorias (adulto, sub-20 e sub-17), em diversas faixas de peso. O evento acontece na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a partir de 9h.

Não se trata de uma competição, pois o evento mistura atletas das várias faixas de peso em dois grupos para cada naipe e não há entrega de nenhum tipo de premiação. Também não deve ser encarada como uma seletiva, pois o caráter é meramente avaliativo, onde os pesistas vão mostrar se estão aptos ou não a atuar em competições internacionais.

Aspectos como a condição física de cada pesista, o grau de dificuldade que ele têm para cumprir os índices mínimos, entre outros, são levados em consideração. Porém, o que se viu nas últimas avaliações foram atletas muito focados em conquistar grandes resultados e surpreendendo com seus desempenhos.

Um exemplo foi o de Raquel Souza. A pesista carioca bateu o recorde brasileiro do arremesso da categoria para até 59kg na avaliação realizada no Centro de Referência Esportiva da Mangueira, levantando 109kg na ocasião. Outros atletas como João Evaristo e Mateus Tavares se destacaram entre os meninos da base.

A Avaliação Técnica torna-se ainda mais importante para quem almeja medalhas nos primeiros desafios do ano. Através dos resultados verificados neste evento, a comissão vai poder definir com mais precisão quem poderá atuar nestes torneios: o Mundial Sub-17, no final de março, na Albânia; o Pan-Americano Adulto, também no final de março, em Bariloche, na Argentina; e o Pan-Americano Sub-20, em maio, na Colômbia.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com