Taiane Justino quebra três recordes brasileiros no último dia do Pan que consolidou Brasil como força no feminino

País fechou a disputa do Pan-Americano de Levantamento de Pesos com 15 medalhas, sendo 12 femininas, e ficou no Top 4 do quadro geral

Taiane Justino fechou a participação brasileira no Pan. Foto de Arquivo: Washington Alves/LightPress/CBLP

 

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O último dia do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos, em Bogotá, na Colômbia, teve a presença da medalhista mundial sub-17, Taiane Justino, quebrando três recordes brasileiros adultos e sub-20 na categoria para mulheres acima de 87kg, na sua primeira competição adulta internacional. Um fechamento de ouro para uma grande competição dos pesistas do país.

Taiane, que foi para a disputa com o objetivo maior de ganhar maior experiência e treinar para os desafios da temporada, como Jogos Sul-Americanos e Mundial Sub-20, marcou 104kg no arranco (7º lugar), 131 kg no arremesso (6º) e 235kg no total dos dois exercícios (6º).

O Pan trouxe um panorama animador para o Brasil. O país chegou a 15 medalhas conquistadas, por cinco atletas diferentes. Um dos pontos mais interessantes é que 12 destes pódios foram obtidos por mulheres, o que fez o país terminar em quarto lugar no quadro feminino, atrás apenas de Colômbia, Estados Unidos e Equador.

Na competição, o Brasil brilhou intensamente nas disputas femininas. Emily Rosa, Nathasha Rosa, Letícia Laurindo e Laura Amaro carregam bagagem extra no retorno, com três medalhas cada uma. Medalhista mundial, Amanda Schott teve carga de treinos reduzida antes do evento, mas é outra força para as próximas competições.

Some-se a isso, três medalhas conquistadas por Marco Túlio Gregório, após um período de resultados abaixo de sua média natural, e Thiago Félix, que havia se recuperado recentemente de uma forte gripe e mesmo assim quase beliscou uma medalha no arremesso. Incluindo Taiane Justino, são oito potenciais atletas com chances reais de pódio em eventos nas Américas e mundiais.

“Estou muito animada para o que está por vir, temos os Jogos Sul-Americanos, Mundial. Este é o momento em que temos de ter paciência e olhar as coisas que estão acontecendo para que sigamos para a nova etapa, com confiança e com o êxito que a gente precisa. O processo está acontecendo, a cada competição a gente acerta um outro lado, temos certeza de que estamos no caminho certo, estou muito animada para continuar representando o Brasil”, disse a medalhista mundial Laura Amaro, analisando seu desempenho em Bogotá.

Santiago 2023

Além dos 15 pódios em Bogotá, o Brasil conseguiu garantir mais uma vaga feminina para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, com o país terminando entre os oito primeiros na contagem das duas últimas competições pan-americanas entre as mulheres. Com isso, o Brasil terá direito a levar sete pesistas na principal competição multiesportiva das Américas, sendo quatro mulheres e três homens.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com