Sete atletas brasileiros participam de competição em Bariloche, de olho em índices para eventos pan-americanos

Competição é do calendário nacional argentino e Brasil entra como convidado; objetivo é conquistar índices para o Campeonato Pan-Americano Sub-20, que é classificatório para os Jogos Pan-Americanos da Juventude

Equipe brasileira antes do embarque, neste domingo. Foto: Acervo pessoal.

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A temporada 2024 vai terminando, mas nossos jovens atletas estão de olho em 2025. Neste domingo (24), uma delegação de sete atletas brasileiros embarcou para Bariloche, na Argentina, onde participam na próxima semana, de segunda a sexta (25 a 29), do Campeonato de la República.

A competição faz parte do calendário nacional argentino e o Brasil entra como convidado, a exemplo do que aconteceu em 2023, quando alguns atletas do país sul-americano disputaram o Campeonato Brasileiro, em Sete Lagoas (MG). Além do Brasil, atletas do Paraguai, Chile e Uruguai também participam.

O Brasil mandou apenas atletas da categoria sub-20, apesar de o evento ser destinado a todas as categorias na Federação Argentina. E o objetivo é bem claro: os índices que estes atletas podem obter para competições pan-americanas da modalidade que estão previstas para 2025.

“A participação poderá proporcionar aos atletas conseguirem o índice para o Campeonato Pan-Americano Sub-20, que ocorrerá em março, na cidade de Havana. Não estava no nosso planejamento original, mas o convite dos argentinos veio ao encontro da necessidade dos atletas obterem índices para o Pan, que servirá como único evento classificatório para os Jogos Pan-Americanos da Juventude, em Assunção, também em 2025”, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos, Enrique Montero Dias.

O Brasil leva um time de peso para a Argentina: Julia Satyro (categoria até 49kg feminino), Marcella Piovesan (até 71kg feminino), Stephany Assis (até 71kg feminino), João Victor Nascimento (até 73kg masculino), Felipe Dias (até 89kg masculino), Mateus Catanhede (até 109kg masculino) e o grande nome da delegação, o medalhista mundial Matheus Pessanha (até 102kg masculino).

A programação das provas ainda será definida pela organização, após a realização do Congresso Técnico, previsto para a noite deste domingo.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com