Seleção Brasileira entra em ação no Campeonato Mundial Adulto de Houston, a partir do dia 24

 

Jaqueline Ferreira está confiante em seu bom desempenho no Mundial
Jaqueline Ferreira está confiante em bons resultados no Mundial

A Seleção Brasileira de Levantamento de Pesos embarcará para os Estados Unidos nos próximos dias 20 (grupo que reside em São Paulo) e 21 (grupo que reside no Rio de Janeiro), onde disputará o Campeonato Mundial Adulto de Houston, no Texas.  Última seletiva mundial para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a competição reunirá os melhores atletas da modalidade nos cinco continentes. Segundo a programação do evento, a cargo da Federação Internacional (www.iwf.net), nos dias 18 e 19, haverá reuniões com técnicos e dirigentes; no dia 20,  tem início a competição, mas os atletas brasileiros só entram em ação a partir do dia 24, quando haverá as disputas das categorias em que estão inscritos. A Seleção nacional, que conta com o patrocínio da Petrobras, é formada por seis pesistas: Bruna Luana Nascimento Piloto (categoria 63 kg), Monique Maria Lima Araújo (75 kg) e Jaqueline Antônia Ferreira (também 75 kg), no feminino; Welisson Rosa da Silva (categoria 85 kg), Mateus Felipe Gregório Machado (105 kg) e Fernando Saraiva Reis (+ 105 kg), no masculino.

Medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto, em julho último,  Jaqueline Ferreira, 28 anos, está confiante.  “Meu objetivo é melhorar minha marca internacionalmente para garantir uma boa colocação no ranking mundial e tentar ficar entre as dez primeiras. O Mundial dará um visão de como pode ficar a classificação  nos Jogos olímpicos. A ansiedade já toma conta dos meus dias, admito, mas o foco nos Jogos Olímpicos me faz colocar os pés  no chão e treinar a cada dia como se fosse o último até o grande dia”,  conta a atleta, que treina na APCEF/RJ. No Pan de Toronto, ela totalizou 230 kg, sendo 105 no arranco e 125 no arremesso.

Para  Dragos Stanica, técnico da Seleção que irá ao Mundial, ao lado do cubano Luiz Lopez, o campeonato em Houston será um teste importante para os atletas brasileiros, antes dos Jogos Olímpicos do Rio. “Estamos esperando uma boa competição, com muitas tentativas válidas e quebras de recordes nacionais e pessoais. O Mundial representa mais uma etapa na preparação da equipe que vai representar o Brasil nas Olimpíadas, em 2016”, comenta o treinador.

Uma vez que o Brasil é sede dos Jogos Olímpicos, o Levantamento de Pesos tem cinco vagas garantidas na competição. A Seleção que disputará os Jogos do Rio será definida pela Confederação Brasileira até julho de 2016, com base em critérios técnicos, incluindo resultados em eventos nacionais e internacionais.

O chefe da delegação brasileira em Houston é Edmilson Dantas.

Confira aqui o perfil dos atletas convocados.

 

Mais informações para a imprensa:

Cláudia Leal –  31 99952 0345

Méri Grossi – 31 99158-0118

Scritto Comunicação Empresarial

31 3227 2681 

Rua Tomé de Souza, 830 – Conj. 1501 – Savassi

CEP: 30140-131 – Belo Horizonte – Minas Gerais