Segundo dia do Campeonato Brasileiro Adulto teve três campeões e nova quebra de recorde

Lucas Arnaldo (73kg), Amanda Souza (71kg) e João Augusto Evaristo (89kg) se sagraram campeões nacionais. Felipe Dias estabeleceu novo recorde sub-20

Felipe Dias festeja o novo recorde sub-20 no arremesso da categoria até 89kg. Foto: Washington Alves, Light Press, CBLP

Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O clima segue quente em São Luís (MA), seja em cima da plataforma ou fora dela. E no segundo dia do Campeonato Brasileiro Adulto de Levantamento de Pesos, nesta sexta-feira (3), três novos campeões nacionais foram conhecidos na Universidade Ceuma: Lucas Arnaldo (73kg), Amanda Souza (71kg) e João Augusto Evaristo (89kg). Outro destaque foi o recorde brasileiro sub-20 estabelecido por Felipe Dias na prova de arremesso, na categoria até 89kg.

Mesmo debilitado fisicamente, por conta de uma virose, João Augusto Evaristo fez uma prova quase perfeita para garantir a medalha de ouro na categoria até 89kg masculino. Exausto, errou apenas a última tentativa do arremesso, quando já tinha o título nacional assegurado. Marcou 146kg no arranco, 171kg no arremesso e 317kg totais.

João Augusto Evaristo fez uma prova praticamente perfeita. Foto: Washington Alves, Light Press, CBLP

Mesmo com o título, o pesista não ficou satisfeito. “Não estou feliz com o meu resultado e não venho na minha melhor fase. Dei o meu melhor hoje e foi o que eu consegui”, declarou. “Até hoje pela manhã estava passando mal. Venho de quatro dias de virose e nos últimos dias foi uma batalha psicológica muito forte”, esclareceu Evaristo.

A medalha de prata na prova ficou com Felipe Dias. Ele alcançou 140kg no arranco e 177kg no arremesso, quebrando o recorde brasileiro sub-20 desta prova. Totalizou 317kg levantados. O bronze coube a Renan de Sena, com 141kg no arranco, 165kg no arremesso e 306kg no total.

Amanda Souza mais confiante no próprio potencial

A campeã Amanda Souza levantou uma carga total de 222kg. Foto: Washington Alves, Light Press, CBLP

“Hoje fiz o meu melhor resultado na vida”, festejou Amanda Souza, a nova campeã brasileira da categoria até 71kg feminino. “Venho trabalhando desde o fim do ano passado com meu treinador cubano e fizemos uma base fora do Brasil, treinando no Equador com algumas medalhistas olímpicas”, detalhou.

E a preparação deu frutos. Amanda dominou toda a prova, marcando 102kg no arranco, 120kg no arremesso e 222kg totais. “Hoje não fiz o meu melhor arremesso, porém gostei muito da minha superação. Esses dois meses lá me fizeram muito bem e me deram confiança com as cargas”, confessou.

“Agora, mais do que nunca, eu acredito no meu potencial”, finalizou a campeã, que teve ao seu lado no pódio as medalhistas de prata Lourdes Califrer e de bronze Marcella Piovesan. Lourdes alcançou as cargas de 90kg no arranco, 107kg no arremesso e 197kg totais. Já Marcella performou para 88kg no arranco, 102kg no arremesso e 190kg no total.

Lucas Arnaldo sonha com o ciclo olímpico

Lucas Arnaldo persegue o índice para a Seleção Brasileira. Foto: Washington Alves, Light Press, CBLP

“Ano que vem começa uma nova corrida olímpica e eu quero estar lá”, avisou Lucas Arnaldo, campeão brasileiro da categoria até 73kg masculino. “Estou muito feliz pelo meu segundo título brasileiro, com a minha performance, mas fica aquele gostinho amargo por não ter alcançado o índice para a Seleção Brasileira”, relatou.

Seu desempenho no Maranhão, que valeu a medalha de ouro, foi de 120kg no arranco, 154kg no arremesso e 274kg no total. “Estou feliz com a medalha, mas sem botar desculpas, estou treinando mal. Mas no ano que vem volto para pegar o índice e depois ser medalhista Pan-Americano e Sul-Americano”, profetizou.

O pódio da prova ficou completo com as presenças de Matheus Tavares e Marcus Vinicius Duarte, que disputou o Grupo B. Tavares alçou 116kg no arranco, 152kg no arremesso e 268kg no total para ficar com a prata. Medalhista de bronze, Duarte teve como desempenho 120kg no arranco, 145kg no arremesso e 265kg totais.

Competição encerra neste sábado (4)

Organizado pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos, o Campeonato Brasileiro Adulto reunirá 127 levantadores, divididos nas categorias 49kg, 59kg, 71kg, 81kg e +81kg no feminino, além da 61kg, 73kg, 89kg, 102kg e +102kg no masculino.

Confira abaixo a programação remanescente do evento, que conta com transmissão na íntegra e gratuita pelo canal da CBLP no YouTube:

Sábado (4/5)

9h30 – 102kg (Masculino), Grupo B
11h30 – 81kg (Feminino)
15h – 102kg (Masculino)
17h – +81kg (Feminino)
19h – +102kg (Masculino)

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com