Prata para o Brasil! Julia Vieira dá show e fica com a medalha de prata do arremesso no Mundial Sub-17

Brasileira ficou na segunda colocação ao levantar 97kg no torneio feminino 55kg; atleta chegou à quinta colocação no geral, com 169kg

Júlia Vieira (esq.) comemora a prata conquistada na Arábia Saudita. Foto: Enrique Montero.

 

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O Brasil não poderia começar melhor a sua participação no Campeonato Mundial Sub-17, que está acontecendo em Jeddah, na Arábia Saudita. Nesta quinta-feira (7), a carioca Júlia Vieira conquistou a prata no arremesso do torneio para 55kg, ao executar perfeitamente o levantamento de 97kg. Esta foi a primeira medalha internacional da brasileira. Com os 72kg levantados no arranco, ela somou 169kg e ficou na quinta colocação geral.

O dia ainda teve dois recordes mundiais sub-17 batidos pela norte-americana Katharine Estep no arranco e no total. No geral, o ouro foi para a atleta dos Estados Unidos ao ter somado 198kg (89kg no arranco e 109kg no arremesso), 1kg a mais do que o antigo recorde da norte-coreana Pak Jin Hae. A uzbeque Ozoda Hojieva conquistou a prata ao ter levantado 171kg, sendo 77kg no arranco e 95kg no arremesso. O bronze foi faturado pela mexicana Ximena Pérez ao ter executado 171kg (78kg no arranco e 93kg no arremesso) com perfeição.

Na competição, Julia foi muito concentrada para a sua primeira tentativa no arranco. Com 72kg na barra, a brasileira executou um movimento válido, o que a deixou sorridente na saída à plataforma. Para a segunda tentativa, a pesista do Brasil pediu 76kg de carga, porém não conseguiu fazer o levantamento correto. No último intento, Julia subiu a barra para 78kg, mas também não concluiu o movimento. Com 72kg válidos, ela ficou na sétima colocação.

No arranco, a primeira colocação ficou com a norte-americana Katharine Estep, que levantou 89kg e, com isso, bateu o recorde mundial sub-17 do movimento, que antes era da belga Nina Sterckx com 88kg. A segunda colocação foi conquistada pela mexicana Ximena Pérez com 78kg e a terceira, Eleanor Ulrey, dos Estados Unidos, que fez 77kg no arranco.

A recuperação de Júlia veio no arremesso. A atleta confirmou a sua primeira tentativa de 92kg e comemorou bastante com o técnico Dragos Stanica. O segundo intento da brasileira foi de 96kg. Ela chegou a levantar a barra, mas não conseguiu concretizar a segunda ação corretamente. Para a terceira tentativa, a brasileira foi à plataforma muito concentrada. Com a carga de 97kg na barra, ela concluiu o levantamento e, mais uma vez, vibrou demais com seu treinador e com a colega de delegação, Taiane Justino. Segunda colocação garantida.

“Estou muito, muito, muito feliz com todo o carinho que recebemos e muito feliz com meu resultado. Acho que não tem como resumir em outro sentimento que não o de felicidade. Não só com o resultado, como estar bem aqui, sabendo que consigo mais. Estou feliz, mas não satisfeita. Eu sei que posso mais, eu sei que vou conseguir mais”, avisou a medalhista.

O ouro do arremesso ficou com a pesista dominante do dia, Katharine Estep, que levantou 109kg, apenas 1kg abaixo de igualar o recorde mundial do movimento. A uzebeque Ozoda Hojieva fechou o pódio do arremesso com 95kg concluídos na plataforma.

O Brasil volta a ter uma representante em ação no Mundial nesta terça-feira (12), às 5h (de Brasília). Taiane Justino, detentora de três pratas no Campeonato Pan-Americano Sub-17, vai competir pelo torneio para +81kg, A competição terá transmissão ao vivo no Youtube da Federação Internacional de Levantamento de Pesos (www.youtube.com/iwfmedia).

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com