Por 1kg! Luz Couto conquista o título brasileiro na categoria 59kg no último arremesso: “Realizando um sonho”

Disputando pela primeira vez um campeonato nacional, atleta do Paraná somou 179kg no geral e superou Raquel Santos com a diferença mínima na disputa pelo ouro

Luz Couto se emocionou com a medalha de ouro. Foto: Washington Alves.

José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A decisão da categoria feminina para 59kg do Campeonato Brasileiro Adulto foi emoção pura. Nesta sexta-feira (24), o título foi decidido no último movimento da competição, quando Luz Couto levantou 103kg com perfeição no arremesso. Somando 179kg no geral, a atleta do Paraná ultrapassou Raquel Santos, do Rio de Janeiro, por apenas 1kg para arrancar aplausos das adversárias e ficar com o ouro na Vila Olímpica Nilton Santos, na capital fluminense.

Ao finalizar o movimento e perceber que foi válido, Luz não conseguiu conter a emoção e chorou ao ser parabenizada pelo seu treinador e por outras concorrentes. Feliz pelo que conquistou, a atleta diz estar concretizando um sonho logo na sua primeira competição nacional.

“Estou muito feliz, realizando um sonho. É a minha primeira participação no brasileiro, eu tenho muito pouco tempo de levantamento de peso (começou em 2019) e para mim tem um peso muito maior, porque eu tenho 34 anos, não sou atleta profissional e trabalho em dois lugares (ela leciona e é advogada). Sempre tive aquela sensação de ficar para trás em relação às minhas adversárias por elas serem mais jovens e por terem muito mais tempo de esporte do que eu. Por isso, eu não poderia me sentir mais feliz do que eu estou hoje”, comemorou Luz.

No arranco, a sua concorrente direta pelo título, Raquel, ficou na primeira colocação: 77kg a 76kg para a pesista do Rio de Janeiro. Diante desse cenário, Luz teve de ir buscar no arremesso. Na primeira tentativa, a atleta do Paraná levantou corretamente 95kg, enquanto a da casa, 94kg. Na segunda, 99kg para Luz e 98kg para Raquel. A carioca executou o levantamento de 101kg na última tentativa, somou 178kg e jogou a pressão pelo título para a adversária. Luz foi para 103kg, o mínimo para garantir o ouro, e conseguiu a validez do movimento.

“Foi bem emocionante. Eu tenho mais segurança no arremesso do que no arranco, então eu acabo entrando mais confiante por ser um movimento melhor para mim. Acabou que a última tentativa foi melhor que as mais leves, porque são nessas horas que o psicológico entra e você percebe que quer muito aquilo. Nessa hora, é muito mais a vontade do que a questão física. Graças a Deus deu tudo certo”, disse a campeã.

A terceira colocação da categoria ficou com Lívia Soares, atleta da casa, que executou bem 165kg, sendo 75kg no arranco e 90kg no arremesso.

Maria Eduarda Seixas e Marcella Piovesan ficam com o ouro nas categorias de base

No sub-17, o campeonato foi faturado por Marcella Piovesan, do Rio de Janeiro, que somou 131kg (61kg no arranco e 70kg no arremesso), 29kg a mais do que a medalhista de prata, Maria Clara Flores, do Rio Grande do Sul, que levantou 48kg no arranco e 54 kg no arremesso (102kg no geral).

A pesista da casa, Maria Eduarda Seixas, ficou com o título sub-20 ao executar 155kg com validez (70kg no arranco e 85kg no arremesso). A prata foi para Nicole Flores, do Rio Grande do Sul (134kg no geral, 64kg no arranco e 70kg no arremesso) e o bronze para Juliana de Britto (125kg no geral, 55kg no arranco e 70kg no arremesso).

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com