Pesistas brasileiros das categorias de base terão desafio nesta semana no Peru, com Sul-Americanos e Pan-Americano

Quatro certames de base ocorrem ao mesmo tempo em Lima, entre quarta e domingo, com disputas simultâneas em duas plataformas e mais de 200 atletas inscritos

Laila Rizzo estará em ação na capital peruana. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP.

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Com quatro competições condensadas em uma, duas plataformas com disputas simultâneas e mais de 200 atletas inscritos, a peruana Lima será o epicentro do levantamento de peso nas Américas a partir desta quarta-feira (19) até domingo (23). A Villa Desportiva Nacional recebe simultaneamente os Campeonatos Pan-Americano Junior e Sul-Americano Sub-20, Sub-17 e Sub-15. Destes, a delegação brasileira composta por 16 pesistas não terá representantes apenas no certame sub-15.

“Todos os atletas que estarão em Lima chegaram ao o índice mínimo estabelecido pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos”, informou o técnico Alex Tozzi, que estará ao lado de Dragos Stanica no Peru. “E esse índice os coloca na briga por medalhas, principalmente no Campeonato Sul-Americano”, acrescentou.

A principal esperança brasileira é a medalhista mundial sub-17 Taiane Justino, que competirá no Pan-Americano Júnior e no Sul-Americano Juvenil. Por detalhes, a pesista ficou fica fora do pódio no recente Jogos Sul-Americanos, mas bateu dois recordes nacionais na categoria acima de 87kg.

“Estamos levando a melhor equipe possível, com os atletas mais preparados, todos em plena forma física e técnica para alcançar bons resultados”, disse Tozzi. A expectativa é de que os atletas brasileiros possam conquistar cerca de metade das medalhas que disputarão no Campeonato Sul-Americano, estabelecendo novos recordes nacionais. “Pretendemos fazer uma boa competição, mantendo um nível técnico alto”, ponderou.

Serão cinco os pesistas brasileiros no Campeonato Pan-Americano Júnior. Entre as mulheres, Julia Vieira (até 59kg), Lourdes Califrer (até 71kg), Beatriz Martinho (até 81kg) e Taiane Justino (acima de 87kg) serão as nossas representantes. Isso ao lado de Gabriel de Moura (até 89kg), participante único no masculino. Para o Campeonato Sul-Americano Juvenil, o time ganha os reforços de Yasmin Cunha (até 59kg), Marcus Vinícius Nascimento (até 73kg) e Cayo Elcias (até 81kg).

No Campeonato Sul-Americano Sub-17 a equipe terá Giovanna Tavares (que passou da categoria até 49kg para a até 55kg), Beatriz Santos (até 55kg), Marcella Piovesan (até 64kg), Laila Rizzo (até 71kg), Mateus Tavares (até 61kg), João Victor Costa (até 73kg), Matheus Pessanha (até 89kg) e Felipe Dias (até 89kg). Os principais adversários do Brasil dentro das competições sul-americanas serão venezuelanos e equatorianos, além dos colombianos, sempre muito fortes na modalidade.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com