Meninas protagonizam duelos mais emocionantes no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos 2022

Disputas acirradas foram vistas em duas categorias, 49kg e 59kg, com final supreendente em uma delas e festa em família na outra

Pódio da categoria para até 59kg feminino. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP.

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

As disputas femininas no primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos foram as mais emocionantes entre todas. Na categoria para até 49kg, três atletas brigaram a cada movimento pelo ouro, com Nathasha Rosa levando a melhor. Na 59kg, um final supreendente, com uma das favoritas não pegando medalha e Raquel Souza comemorando no alto do pódio. Por fim, Luana Madeira reinou absoluta na disputa para até 55 kg.

A primeira disputa acirrada aconteceu no 49kg. A família Rosa Figueiredo dominou o pódio Adulto na categoria, com o ouro para Nathasha e o bronze para Emily. Natasha alçou um total de 188 kg, sendo 84 kg no arranco e 104 kg no arremesso (novo recorde brasileiro). Já Emily alcançou um total de 180 kg. Medalhista de prata, Luiza Dias, campeã brasileira em 2021, levantou 181 kg, estabelecendo o novo recorde brasileiro no arranco (85 kg).

“Hoje tudo contribuiu. Vim pensando em fazer o meu melhor e realmente fiz o meu melhor”, comemorou a medalhista de ouro. “No ano passado eu tive um grande contratempo e hoje me vejo recuperada. Estou muito feliz pelo meu resultado”, acrescentou Nathasha.

No Sub-20 o ouro ficou com Giovanna Tavares, com seus 149 kg levantados. A medalha de prata ficou com Julia Satyro de Souza, que ergueu um total de 117 kg.

Na 55 kg feminino, Luana Oliveira Madeira foi dominante. Faturou a medalha de ouro após levantar 162 kg, sendo 74 kg no arranco e 88 kg no arremesso. Teve como companhia no pódio Gabriela Uekita, medalhista de prata com 145 kg levantados, e Bruna Girardi, com os mesmos 145 kg, mas alcançado a marca depois de Gabriela. Sophia Garcia venceu o sub-20, alçando um total de 114 kg.

“É um recomeço na minha carreira”, reconheceu a medalhista dourada, que mantém planos ambiciosos para o futuro. “Penso numa medalha em Pan-americano e Mundial, além de uma participação olímpica. Mas tudo tem um tempo e um processo para isso”, descreveu Luana.

Mas o melhor estava reservado para o fim, na categoria para até 59 kg. Raquel Santos levantou um total de 191 kg, com 88 kg no arranco e 103 kg no arremesso, mas Letícia Laurindo, uma das favoritas, ainda faria as três tentativas no arremesso, começando com 108kg, o que já lhe garantiria o ouro. Mas, errou as três e acabou desclassificada e fora do pódio.  A prata ficou, nos critérios de desempate, com Bruna Piloto, que fez os mesmos 191 kg. O bronze coube a Rosane Santos, com um total combinado de 186 kg.

“Primeiramente quero agradecer à minha família e ao meu treinador, que sempre acreditaram em mim. Estão me ajudando a crescer como atleta e como pessoa”, desabafou a campeã. “Agora vamos por mais competições e novas vitórias”, profetizou.

Nesta mesma categoria, mas pelo sub-20, Julia Vieira foi a campeã ao alçar um total combinado de 170 kg. Dez a mais do que a medalha de prata Yasmin Cunha (160 kg). Com 155 kg no total, Marcella Piovesan foi bronze.

O Campeonato Brasileiro prossegue neste sábado, dia 4, com as disputas das categorias masculinas de 73 kg (Grupo A), 81 kg (Grupo B), 89 kg e 96 kg, além das femininas de 64 kg, 71 kg e 76 kg. O torneio tem transmissão na íntegra na página do Facebook da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (https://www.facebook.com/cblpesos).

 

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com