Meninas brilham no segundo dia de disputas nos Sul-Americanos Sub-17 e Sub-20

Lourdes Califrer conquistou uma prata e dois bronzes no sub-20, enquanto Laila Rizzo ficou com dois bronzes na prova da categoria sub-17

Lourdes Califrer (esq.) e Laila Rizzo (dir.) conquistaram cinco medalhas em Lima. Foto: Acervo Pessoal.

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O dia foi das mulheres em Lima, capital peruana. Com oito brasileiros subindo à plataforma, teve sequência nesta sexta-feira (21) os Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano de Levantamento de Pesos, nas faixas etárias do sub-15 ao sub-20. E quem brilhou foram as atletas no feminino, com cinco medalhas ao todo: Lourdes Califrer e Laila Rizzo.

Lourdes conquistou três medalhas na prova do Campeonato Sul-Americano Sub-20 para atletas até 71kg. No arranco, bronze com 80kg levantados. Depois, foi além, com prata no arremesso, após cumprir 111kg com êxito, somando 191kg no total, o que lhe rendeu mais um bronze. Por pouco, seu desempenho não lhe agraciou com mais uma medalha: ela ficou em quarto lugar no Pan-Americano da categoria.

Laila também fez bonito, no Sul-Americano Sub-17. Iniciou com 75kg no arranco, ganhando o bronze. No arremesso, ficou em quarto lugar, com 88kg. Na soma total, outro bronze, com 163kg. Vale lembrar que Laila ainda tem idade de sub-15, mas não disputou o Sul-Americano de sua categoria.

Também no Sul-Americano Sub-17, Marcus Nascimento alcançou 116kg no arranco e 130kg no arremesso, fechando o torneio na quinta colocação, com uma carga total de 246kg.

Outros atletas brasileiros também subiram à plataforma, mas seus resultados finais ainda dependem do término de suas categorias, neste sábado. Na 89kg masculino do Campeonato Pan-Americano Sub-20, Gabriel de Moura levantou 135kg no arranco e 165kg no arremesso, totalizando 300kg. No arranco, o pesista tentou quebrar por duas vezes o recorde brasileiro sub-20, hoje em 170kg, mas não obteve sucesso em 172kg.

Fechando a participação brasileira no dia, Cayo Elcias subiu à plataforma na categoria 81kg, do Campeonato Sul-Americano Sub-20. Alcançou a marca de 120kg no arranco – igualando o recorde brasileiro sub-20 – e de 165kg no arremesso, combinado um total de 285kg.

Baixas por lesão

Em virtude de uma lesão no cotovelo, Marcella Piovesan abandonou competição até 64kg do Campeonato Sul-Americano Sub-17. Isso logo em sua primeira tentativa no arranco. Outro a se lesionar foi Matheus Pessanha, que alçou 124kg no arranco, mas sentiu o músculo posterior da coxa na primeira tentativa do arremesso. O pesista também disputava o Sul-Americano Sub-17, porém na categoria 89kg.

As competições prosseguem neste sábado (22), na Villa Desportiva Nacional de Lima. O evento tem transmissão pelo canal da Federação Pan-Americana de Levantamento de Pesos no YouTube, pelo link https://www.youtube.com/c/panampesas.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com