Marco Túlio Gregório e Taiane Justino confirmam o favoritismo na Copa Brasil Adulto

Em preparação ao Campeonato Mundial, que abre o ciclo olímpico, pesista do Pinheiros venceu na prova para 96 kg masculino; Taiane faz a festa da galera mangueirense atuando em casa

Taiane Justino sorri após o movimento perfeito. Foto: Washington Alves/Light Press/CBLP

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O segundo e último dia da Copa Brasil Adulto não trouxe surpresas, mas sim confirmações. No Centro de Referência Esportiva da Mangueira, no Rio de Janeiro (RJ), Marco Túlio Gregório e Taiane Justino carimbaram os seus favoritismos nas categorias 96kg masculino e +87kg feminino, nesta que foi a última competição nacional da temporada 2022.

Em preparação ao Campeonato Mundial, competição que dá início ao ciclo olímpico para Paris 2024, Marco Túlio Gregório mostrou que está no caminho certo. Isso significa cumprir exatamente o que foi estabelecido para cada etapa de preparação, nem que para isso se faça necessário abrir mão de algumas tentativas durante a prova. Foi o que ocorreu com o atleta do Esporte Clube Pinheiros (SP), que marcou 150kg em sua primeira tentativa no arranco. Depois, falhou com as cargas de 160kg e 163kg. Na prova do arranco, fez 170kg no primeiro intento, abrindo mão das demais tentativas ao assegurar a medalha de ouro com um total de 320kg, evitando um desgaste desnecessário.

“Foi um desempenho planejado”, reconheceu o pesista. “Acabei de voltar dos Jogos Sul-Americanos e estou dentro do período de trabalho para as próximas competições, treinando para o Campeonato Mundial, quando já começa a classificação para a próxima Olimpíada”, acrescentou. Na avaliação de Marco Tulio, a participação na Copa Brasil teve uma grande importância em seu processo de preparação, um ensaio do que está por vir. “Aqui já deu para sentir o clima de uma competição, a correria do aquecimento e da ida para a plataforma para levantar o peso. Usei isso como trabalho para o próximo evento”, informou.

Taiane Justino, carioca, nascida e criada na Mangueira, foi mais uma atleta que utilizou a Copa Brasil como um preparativo para alcançar sonhos mais altos. Porém, para ela a competição teve um gosto especial ao competir literalmente em casa, diante de familiares e amigos. E o ‘Bebê da Mamãe’ não decepcionou, fazendo uma prova limpa, sem cometer um único erro. Partiu com a carga de 85kg no arranco, passando por 90kg e 95kg. No arremesso, saiu de 105kg, passando pelos 110k e chegando a 115kg. Desta forma, ergueu uma carga total de 210kg, além da medalha de ouro.

“Em casa sempre é mais gostoso vencer”, reconheceu. “Mais uma vez tive a oportunidade de competir aqui e é uma sensação maravilhosa. Essa torcida é única”, descreveu, citando sua mãe e seu peculiar grito de incentivo. “Agora é trabalhar e respeitar o processo para obter grandes resultados, como uma medalha nas Olimpíadas, que é a minha busca”, concluiu a pesista.

Pela competição masculina, o mineiro Gabriel Moura venceu na categoria 89kg, com 131kg no arranco, 170kg no arremesso e 301kg totais. “É o nosso dever, como atleta, treinar e desempenhar um bom resultado aqui na plataforma”, comentou. “Eu tinha um número na cabeça, um total, mas na semana passada senti um desconforto e não espera um desempenho da forma como foi”, relatou. “Inclusive tentei uma quebra de recorde na terceira tentativa do arremesso, mas infelizmente não consegui e vou trabalhar para que nas próximas competições eu quebre esse recorde”, fechou o pesista.

Na categoria 102kg, Vinicius Carlos foi o vencedor, com 117kg no arranco, 151kg no arremesso e 268kg no total. “Meu desempenho vem melhorando e o importante é dar um passo de cada vez”, descreveu o medalhista de ouro. E na categoria 109kg deu Isaac Bezerra, que mesmo baixando o peso e competindo em uma nova categoria, fez uma prova perfeita. No arranco alcançou a marca de 135kg. No arranco performou para 170kg, com um total combinado de 305kg. “Para uma categoria mais baixa, acho que as marcas estão valendo”, analisou.

No feminino, a carioca Lourdes Califrer foi ouro na categoria 71kg com 81kg no arranco, 100kg no arremesso e 181kg totais. Na 76kg deu Emily Menegotto, do Paraná, com as cargas de 78kg no arranco, 94kg no arremesso e 172kg total. “Foi emocionante porque bati duas marcas pessoais. Foi uma superação”, relatou a paranaense. Por fim, na categoria 81kg, a carioca Beatriz Martinho foi a vencedora com as cargas de 85kg no arranco, 103kg no arremesso e 188kg no total. A marca obtida no arremesso lhe valeu o novo recorde brasileiro sub-20, um quilo acima da marca anterior, pertencente à própria atleta.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com