Luana Madeira conquista o Troféu de Melhor Atleta do Campeonato Pan-americano Sub 17

Luana Madeira, medalha de ouro no Pan Sub 17
A campeã dos 48 kg e melhor atleta da competição, Luana Madeira

A Seleção Brasileira Sub 17 voltou com as malas mais pesadas do México, onde disputou o Campeonato Pan-americano da categoria, entre os dias 15 a 19 de setembro.  Os atletas trouxeram oito medalhas (três de ouro, uma de prata e quatro de bronze), posição no pódio em três categorias, além de dois recordes brasileiros e um troféu de melhor atleta. A competição foi realizada em San Luís Potosí, reunindo os melhores pesistas com menos de 17 anos das Américas do Sul, do Norte, Central e do Caribe.

 

A mineira de Belo Horizonte Luana Madeira foi o destaque da seleção, sagrando-se campeã da categoria 48 kg. Além de três medalhas de ouro, ela conquistou o troféu inédito para o levantamento de pesos feminino nacional de melhor atleta da competição. Luana levantou 75 kg no arranco e 90 kg no arremesso, totalizando 165 kg.  Em abril último, no Mundial da categoria, disputado em Lima, no Peru, ela foi vice-campeã.

 

As outras medalhas do Brasil no Campeonato Pan-americano Sub 17 foram conquistadas por Monique Oliveira e Marley Linhares. Monique ficou em 3º lugar na categoria 53 kg e, além do bronze pelo total (161 kg), faturou a prata no arranco (73 kg), mas ficou em 4º lugar no arremesso (88 kg).  Marley Linhares garantiu três medalhas de bronze na categoria 77kg e ainda bateu os recordes brasileiros no arremesso (155 kg) e no total (275 kg).

 

Estreando na categoria 48 kg, Emily Figueiredo ficou 6º lugar. Thainara Figueiredo foi a  5ª colocada nos 69 kg. Vitória Rodrigues obteve a 7ª posição nos 63 kg. Competindo na categoria 69 kg masculino, Renan Fernandes e Victor Zomer ficaram em 6º e 7º lugares, respectivamente.

 

No Campeonato Pan-americano Sub 17, no México, a Seleção Brasileira foi dirigida pelo técnico Carlos Aveiro, do Cefan/RJ, tendo como assistente técnico Márcio Júnior, da agremiação LPO Tebas Team, de Belo Horizonte/MG.

O perfil dos atletas pode ser conferido no link: www.cblp.org.br/campeonato-pan-americano-sub-17

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos é patrocinada pela Petrobras.

 

Entenda o Levantamento de Pesos

O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.

Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de pesos é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.

 

 

Mais informações para a imprensa:

Cláudia Leal  – 31 9952-0345

Méri Grossi – 31 9158-0118