Lourdes Califrer unifica recordes nacionais durante o Mundial Sub-20

Em grande recuperação, pesista brasileira sai da 15ª colocação no arranco para a 4ª no arremesso, unificando os recordes nacionais sub-20 e adulto dos 64kg

Lourdes Califrer e os técnicos Dragos Stanica e Alex Tozzi. Foto: Acervo pessoal.

 

Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A pesista Lourdes Califrer abriu a participação brasileira no Campeonato Mundial Sub-20, neste sábado (18), na mexicana Guadalajara. E fez bonito em sua primeira atuação mundial. Competindo pela categoria até 64kg feminino, no Grupo A, unificou o recorde brasileiro de arremesso adulto e sub-20 em sua faixa de peso: 114kg levantados, além de 83kg no arranco, totalizando 197kg.

E foi em uma prova de recuperação, após um arranco conturbado. Mas, no arremesso, Lourdes mostrou todo o seu potencial e esbanjou sua tradicional simpatia na plataforma. Pulverizou as marcas de Nicole Lagos (110kg, no sub-20) e de Bruna Piloto (112kg, no adulto), ambas estabelecidas em 2019.

Ansiosa, a brasileira não foi bem na primeira prova. Falhou em sua primeira e terceira tentativa do arranco, respectivamente para 83kg e 85kg. Obteve sucesso apenas no segundo intento, este para 83kg, carga que a jogou para a 15ª colocação entre os grupos A e B.

Em sua segunda passagem pela plataforma, no arremesso, a pesista estava mais tranquila e deixou o seu melhor. Na primeira tentativa, igualou o recorde brasileiro sub-20 em 110kg. Depois, estabeleceu o novo recorde da faixa de peso para o sub-20 e também para o adulto, com os 114kg alçados sem maiores dificuldades.

Em sua última tentativa, Lourdes ousou 116kg, que lhe daria uma medalha, ultrapassando a ucraniana Olha Ivzhenko, mas não teve êxito, fechando a prova na quarta colocação. “A nossa talvez seja a categoria mais competitiva do feminino”, ponderou a brasileira. “Queria ter feito mais e trazido a medalha, mas estou muito feliz. Somos Top 5 do mundo no arremesso e ainda estabelecemos o recorde brasileiro”, festejou.

No seu último ano nesta categoria, a brasileira fechou a prova com um total de 197kg alçados. Esta carga lhe valeu a 10ª colocação no total, somados os resultados dos grupos A e B. O ouro foi para os Estados Unidos, com Emily Estep (214kg, com 94kg no arranco e 120 no arremesso).

Seu foco agora passa a ser a participação em seu último Campeonato Brasileiro Sub-20, competição que ocorre próxima semana, em Viçosa (MG), e na qual pretende estabelecer novas marcas. “Vou estar lá para bater recordes e subir o nível”, profetizou Lourdes.

O Brasil retorna à plataforma do Fórum de Levantamento de Pesos de Guadalajara com Taiane Justino, vice-campeã mundial sub-17 há dois anos. Ela compete na categoria para atletas acima de 87kg na próxima quinta-feira, dia 23, às 15h. O canal da IWF no YouTube (https://www.youtube.com/@IWFmedia) transmite ao vivo.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com