Laura Amaro brilha e conquista primeira medalha de prata da história do levantamento de pesos do Brasil em Mundiais Adultos

Pódio histórico foi alcançado no arranco, em que a atleta levantou 108kg; ela ainda bateu o recorde brasileiro absoluto ao somar 240kg de carga

Laura Amaro e a medalha no Mundial. Foto: Divulgação CBLP.

Mais um capítulo histórico foi escrito no esporte brasileiro nesta terça-feira (14). Pela primeira vez um pesista do Brasil saiu de um Campeonato Mundial Adulto de Levantamento de Pesos com uma medalha de prata no peito. O feito foi protagonizado por uma estreante em competições do escalão: Laura Amaro, que ficou na segunda posição da disputa do arranco nos 76kg, por ter levantado 108kg na prova, disputada em Tashkent, no Uzbequistão.

O dia ainda reservou mais uma grande marca. Depois de uma prova brilhante no arremesso, em que cumpriu 132kg no movimento e 240kg no total (quarta posição em ambos), Laura quebrou o recorde absoluto do Brasil. Nunca nenhuma atleta levantou tanta carga quanto ela, considerando todas as categorias. A marca anterior era de Jaqueline Ferreira e Monique Araújo, com 237kg, obtida no Campeonato Brasileiro de 2015, no Rio de Janeiro.

O nome dela começou a ser gravado na história com a tradicional ‘encarada’ na barra. Ela foi à plataforma para a tentativa de 103kg no arranco, três a mais do estabelecido no peso de entrada. A carioca fez o movimento com desequilíbrio, mas se recuperou e conseguiu a validez que precisava. O segundo intento da brasileira foi de 106kg, e ela fez a ação correta. Confiante, ela subiu a carga para 108kg na derradeira exibição e conseguiu o que pediu. Comemoração grande da pesista e da comissão técnica do Brasil. Prata para ela no arranco.

Laura só não foi melhor do que a russa Iana Sotieva, que colocou quatro quilos a mais do que a representante verde e amarela. A terceira colocação foi ocupada pela norte-americana Martha Ann Rogers ao ter erguido 107kg.

No arremesso, Laura manteve a série de acertos do arranco. Para o seu debute no movimento, a pesista do Brasil pediu 126kg e fez o levantamento sem dificuldades. O mesmo aconteceu quando ela voltou para tentar cumprir 132kg de carga. A brasileira fez um movimento preciso e válido. Entretanto, para buscar um pódio também no arremesso, ela precisava acertar a última tentativa, de 136kg, mas não conseguiu. Isso não abateu a atleta, que ouviu das arquibancadas o seu nome gritado pelos espectadores.

A brasileira não ficou no top-3 do arremesso por muito pouco, pois o bronze foi conquistado pela sul-coreana Suhyeon Kim com 134kg executados. O ouro foi para a conterrânea de Kim, Min Ji Lee, que completou o movimento do arremesso com 139kg de carga. Por fim, a prata foi levada pela norte-americana Martha Ann Rogers por ter levantado 136kg.

“Acho que a ficha ainda não caiu, eu sonhei durante muito tempo! Ler uma história é muito legal, mas essa sensação de escrever, saber que o nome vai ficar marcado, saber que vou abrir portas para outros brasileiros dominarem o mundo, não tem preço para mim. Sou a primeira mulher a conquistar uma medalha em Mundial, é uma representatividade muito grande. Esse trabalho começou no Brasil, com meu treinador Saul (Carlos Aveiro), meus nutricionistas Daniele Seda e Yuri, meu fisioterapeuta Vitor Barreto. Estou muito feliz. O Brasil não vai mais participar não. A gente vai vir para dar trabalho e cada vez mais fazer História”, disse a medalhista.

 

“Foi sensacional. Perdemos por pouco outras medalhas, foi uma batalha fantástica. Laura se superou de um jeito absurdo, demonstrando que acertei quando falei que ela viria para brigar por medalha”, enalteceu o treinador da Seleção Brasileira, Dragos Stanica.

O técnico ainda comemorou o fato de o Brasil ter entrado na lista dos melhores do mundo em Mundiais. Para ele, a prata significa uma concretização de um trabalho bem feito.

“Essa medalha coloca o Brasil junto com todas as potências mundiais. Quando aparecer a tabela de medalhas, o nome do país estará lá escrito. É isso que importa no dia de hoje. Está mostrando a evolução que o nosso trabalho teve e esperamos que consigamos melhorar ainda mais”, concluiu.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com