Giovanna Tavares compete nesta segunda-feira no Campeonato Mundial Sub-17

Em seu ano de estreia na modalidade, ex-ginasta coleciona bons resultados e parte para o México para disputar sua segunda competição internacional

Giovanna Tavares comemora a medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. – Foto: William Lucas/COB

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Representante única do Brasil no Campeonato Mundial Sub-17, Giovanna Tavares parte para a disputa de sua primeira competição mundial. Nesta segunda-feira (13), às 14h de Brasília, ela compete no Domo de la Feria, em León, no México, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Federação Internacional de Levantamento de Pesos.

A pesista prodígio, de 17 anos, que trocou a ginástica pelo esporte das anilhas há pouco tempo, surpreende pelos resultados obtidos em sua temporada de estreia. Cria do Esporte Clube Pinheiros, Giovanna foi medalhista de prata nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, realizados em Rosário (ARG) no mês de maio. Debutando em competições, levantou um total de 150kg, sendo 70kg no arranque e 80kg no arremesso. O resultado lhe valeu a medalha de prata.

No Campeonato Brasileiro, realizado no início deste mês em Sete Lagoas (MG), Giovanna competiu na categoria sub-20. Aumentou em sete quilos sua marca no arremesso, chegando a 87kg. Mas, ainda se habituando ao ambiente competitivo, queimou as duas primeiras tentativas no arranco. Finalizou a prova com 62kg e um total acumulado de 149kg, faturando o seu primeiro título nacional e ficando muito próxima do pódio adulto.

“Eu fiquei bastante satisfeita com as marcas e com os resultados que obtive até aqui neste ano”, afirmou Giovanna, que utilizou o Campeonato Brasileiro como preparação. “O Mundial é o meu foco no momento. É muito gratificante estrear em um evento tão grande e eu estou honrada em poder representar o Brasil e meu clube”, acrescentou a pesista, que neste ano ainda disputará o Campeonato Sul-Americano Sub-17.

No Campeonato Mundial Sub-17, a pesista brasileira disputará a categoria 49kg feminino, no grupo A. Ela competirá contra 13 adversárias e seu peso de entrada é de 150kg. Seis competidoras possuem pesos de entrada maiores do que Giovanna, entre elas Wijayana Tri, da Indonésia, com 170kg; e Darya Balabayuk, do Cazaquistão, com 163kg.

Vale lembrar que o recorde mundial da faixa de peso e idade pertence a Windy Cantika Aisah, da Indonésia, com 86kg no arranco, 104kg no arremesso e um total de 190kg, obtido em dezembro de 2019.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com