Giovanna Tavares brilha em sua estreia em competições da modalidade e conquista a prata nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Atleta nunca tinha disputado um torneio oficial de levantamento de pesos; competindo nos 49kg, ela somou 150kg levantados em Rosário

Brasileira fez estreia memorável em torneios de levantamento de pesos. Foto: William Lucas/COB

Nelson Ayres e Henrique Porto (especial para assessoria de imprensa) – Fato&Ação – Assessoria de Imprensa CBLP

Ela era ginasta e agora é pesista. Logo em sua primeira competição oficial na modalidade, colocou uma medalha de prata no pescoço. Nesta sexta-feira (6), no primeiro dia das provas do levantamento de pesos dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, Giovanna Tavares brilhou ao levar o Time Brasil para o pódio em Rosário, na Argentina.

A medalha veio na somatória das provas de arranco e arremesso, na categoria até 49kg, em que a atleta da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) alçou um total de 150kg. O ouro foi para a colombiana Kerlys Montilla, que levantou 161kg no total.

Giovanna subiu inicialmente na plataforma do pavilhão B de La Rural para a prova de arranco, quando triunfou nas três tentativas, levantando 61kg, 66kg e 70kg na sequência. Na segunda prova, a de arremesso, a pesista ergueu 80kg na primeira tentativa, mas não teve sucesso nas duas seguintes, ao buscar a marca de 85kg.

“Estou muito realizada e feliz”, descreveu a medalhista de prata. “Eu sei que não foi o máximo de peso que eu consigo levantar, mas dei o meu melhor para conquistar a medalha para o Brasil”, acrescentou a debutante em competições de levantamento de pesos.

No masculino, foi por apenas um quilo que Mateus Tavares não subiu ao pódio na categoria até 61kg. Depois de um bom desempenho na prova de arranco, quando terminou na terceira colocação, o pesista foi superado pelo argentino Ali Diaz na prova de arremesso, sendo ultrapassado no total (211kg a 210kg).

A prova de arranco foi vencida por Luis Alfonso Peña, da Colômbia, com 110kg levantados. O segundo foi David Garcia, da Venezuela, que cumpriu 109kg. Oliveira, por sua vez, executou 95kg na prova. Foram 85kg levantados na primeira tentativa, 90kg na segunda e 95kg na terceira.

Na prova de arremesso, o brasileiro chegou a 115kg na terceira tentativa, após levantar 108kg na primeira e 112kg na segunda. Foi nesta prova que o atleta local superou o brasileiro, alçando 121kg e, com isso, ultrapassando Oliveira no total e garantindo assim a medalha de bronze.

Mesclando alegria e tristeza, o atleta comentou sua participação no evento. “Tive as minhas melhores marcas, mas infelizmente não foi o suficiente para subir ao pódio”, relatou Tavares. “Agora é focar nas próximas competições e treinar bastante para performar melhor”, concluiu.

As disputas em Rosário prosseguem neste sábado (7), quando sobem à plataforma os pesistas das categorias 55kg feminino e 67kg masculino. Beatriz Santos e João Victor Costa serão os representantes do Time Brasil. É possível acompanhar o desenrolar das competições aqui.

As competições de levantamento de peso nos Jogos Sul-Americanos da Juventude ocorrem no Parque Único Sul-Americano. O evento é organizado pela Organização Esportiva Sul-Americana (ODESUR) e reúne 2.500 atletas de quinze países, que competem em 26 modalidades.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com