Emily Rosa brilha na estreia do Brasil no Pan-Americano de Levantamento de Pesos e conquista três ouros

Brasileira foi a melhor no arranco, arremesso e total dos dois exercícios, subindo três vezes ao alto do pódio em Bogotá, na Colômbia

Emily Rosa e as três medalhas conquistadas em Bogotá. Foto: Acervo pessoal.

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O Brasil iniciou muito bem a disputa do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos. Neste domingo (24), na estreia do país na competição, na categoria para mulheres até 45kg, em Bogotá, na Colômbia, Emily Rosa foi a estrela máxima da disputa, com três medalhas de ouro: 73kg no arranco, 90kg no arremesso e 163kg no total dos dois exercícios. Todas as marcas são recordes brasileiros da categoria.

Emily tinha o maior peso de entrada no arranco, com 65 kg. Mas, logo de cara, pediu mudança para 70kg. Não decepcionou. Concluiu sorrindo o primeiro movimento, que já seria o suficiente para garantir a prata.

Depois que a norte-americana Cicely Kyle concluiu suas três tentativas, com a carga máxima de 71kg – ouro até então –, Emily voltou à plataforma. Na segunda tentativa, com 72 kg, chegou a concluir, mas os árbitros consideraram o movimento nulo. A brasileira respirou e foi buscar o título no exercício, com 73kg, concluindo com êxito e vibrando bastante. A colombiana Alejandra Gomez, completou o pódio, com 69kg.

O passo seguinte era o arremesso, onde Emily era franca favorita. Ela entrava com 85kg, cinco a mais que a segunda com maior peso de entrada. Mas se desafiou e pediu mais. Começou com 90kg, quando só havia mais duas tentativas das adversárias. Novamente, sorriso no rosto com a execução perfeita. Na segunda ida a plataforma, com 92kg, não conseguiu completar. Porém, ainda estava com a medalha de ouro assegurada, pois a norte-americana só havia chegado a 89kg.

Com a terceira tentativa frustrada da adversária, os três ouros estavam garantidos e a brasileira apostou alto, tentando quebrar o recorde pan-americano, com 97kg, mas não conseguiu. A venezuelana Rosielis Quintana, com 87kg, completou o pódio do arremesso. Na soma total, Emily fez 163kg, contra 160kg de Cicely Kyle e 155kg de Rosielis Quintana.

“Estou me sentindo muito feliz, muito realizada. Essa é uma categoria nova para mim, há três anos eu não descia para essa categoria, mas estou me sentindo muito bem. A competição foi muito boa. Tenho muito que melhorar, sempre tenho que melhorar, mas já foi uma estreia de nova categoria excelente, só tenho a agradecer todas as pessoas que me ajudaram até aqui. E agora é me preparar para as próximas”, disse a nova campeão pan-americana, que normalmente disputava na categoria até 49kg.

Medalha de Thiago Félix escapa por um quilo

Outro brasileiro a competir neste primeiro dia de competição, Thiago Félix iniciou a disputa masculina para até 61kg no arranco com 112 kg, dois a mais do que havia pedido inicialmente, concluindo o movimento de forma satisfatória. Na segunda tentativa, não finalizou o movimento com 118kg. Em uma disputa muito equilibrada por medalhas, com sete atletas buscando completar pesos parecidos na terceira tentativa, a aposta do brasileiro em 122kg (que lhe garantiria a prata) acabou não funcionando. Ele não concluiu o movimento e ficou em nono lugar.

A prova do arranco foi vencida pelo colombiano John Jairo Mendoza (122kg), seguido pelo seu compatriota Habib de la Rosa (121kg) e pelo equatoriano Victor Jesus Buenaire (120kg).

No arremesso, Thiago começou bem, executando com perfeição a tentativa de 140kg. Na segunda ida à plataforma, também concluiu o movimento, desta vez com 145kg, a exemplo de seu terceiro levantamento, com 151kg. Porém, não foi o suficiente para o pódio, com o brasileiro terminando em quarto lugar, por diferença de apenas um quilo.

O vencedor da prova foi o norte-americano Hampton Morris, com 162kg (recorde pan-americano e mundial juvenil), com o cubano Arley Calderón ficando com a prata (158kg) e o colombiano Habib de la Rosa ganhando o bronze (152kg). No total, Morris ficou com o ouro (279kg), seguido por Calderón (275kg) e Habib de la Rosa (273kg), Thiago Félix terminou em sexto, com 263kg.

O Campeonato Pan-Americano segue até a próxima sexta-feira e o Brasil ainda tem mais 11 atletas na disputa. Nesta segunda, é a vez de Nathasha Rosa e Luiza Dias, na categoria até 49kg feminino, às 14h (de Brasília), e de Letícia Laurindo, na categoria até 55kg feminino, as 19h.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com