Em sua estreia olímpica, Nathasha Rosa termina em nono lugar na prova de 49kg dos Jogos de Tóquio

Pesista superou indefinição sobre sua classificação e fez questão de agradecer aos que a apoiaram nos momentos difíceis onde ficou suspensa provisoriamente

Nathasha Rosa estreou nos Jogos Olímpicos. Foto: Wander Roberto/COB.

 

24 de julho de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

A pesista Nathasha Rosa ficou em nono lugar na prova de 49kg feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em sua primeira participação olímpica, na noite de sexta-feira (23) e madrugada de sábado (24), no Fórum Internacional de Tóquio, ela marcou 78kg no arranco e 95kg no arremesso, somando 173kg no total dos dois exercícios.

Terceira atleta a subir na plataforma no arranco, Natasha começou com um peso de segurança, que lhe ajudou a ganhar confiança. Concentrada, levantou 75kg em sua primeira tentativa sem grandes dificuldades. A resistência começou a surgir no movimento seguinte, já com 78kg. O técnico Dragos Stanica, que até então estava tímido, começou a ter a sua voz se destacando no espaço sem público, e incentivou a brasileira, que conseguiu concluir também sua segunda investida.

A terceira e última vez de Natasha no arranco foi com 80kg. Mesmo focada, porém, ela não conseguiu completar o movimento. Depois de erguer o peso acima de sua cabeça, ainda agachada, não conseguiu se levantar. Mas seu saldo foi positivo: com os 78kg, garantiu a terceira colocação, atrás somente da dominicana Beatriz Candelario, com 81kg, e da cubana Ludia Montero Ramos, única a completar a terceira tentativa, terminando com 82kg.

Já no arremesso, a força da brasileira se manteve e o resultado foi ainda melhor. Segunda a subir na plataforma, com 90kg, ela voltou a abrir sua série com muita leveza, em um movimento limpo que garantiu sua primeira tentativa.

Mas o desafio veio, mesmo, na investida seguinte: depois de aumentar 5kg, Natasha concluiu a segunda tentativa na raça. Completou o primeiro movimento colocando a barra em seus ombros, mas teve dificuldades para se levantar e erguer os 95kg. Novamente empurrada pelos gritos de incentivo do técnico Dragos Stanica, usou toda a sua técnica e concentração para conseguir finalizar com sucesso.

Quando voltou à plataforma pela terceira e última vez no arremesso, era preciso levantar 100kg. A brasileira até tentou: voltou a se concentrar e respirar, mas quando colocou a barra em seu ombro, não aguentou e logo soltou. Apesar disso, ela terminou com o segundo maior peso, 95kg, empatada com Loa Dika Toua (PNG) e Beatriz Candelario (DOM). A primeira colocada foi novamente a cubana Ludia Montero Ramos, que ergueu 96kg em sua segunda tentativa.

Classificação e agradecimentos

Com isso, a classificação final do grupo B teve Ludia Montero Ramos (CUB) em primeiro, com o total de 178kg, seguida pela dominicana Beatriz Candelario, que somou 176kg. Natasha Rosa foi a terceira colocada e terminou com o total de 173kg. Somando os resultados do grupo A, formado pelas atletas com maior peso de entrada, a pesista brasileira finalizou em nono lugar. A prova foi vencida pela chinesa Hou Zhihui, com 210 kg no total dos dois exercícios.

Nathasha mostrava-se aliviada e emocionada após a prova: “Para mim, foi uma grande experiência pessoal. Em 2018, tive uma experiência muito forte com Deus, que Ele me faria ir a uma Olimpíada. Então, estar aqui é um cumprimento daquilo que fui me foi prometido. Quando eu vi que poderia perder isso, me doeu muito, ainda mais sendo inocente. Foram meses difíceis, de dúvidas, de buscas intensas.  Mas, no final, ver isso se concretizar e sentir e poder viver tudo isso, foi uma experiência sobrenatural”.

A brasileira fez questão de lembrar das pessoas que a apoiaram durante a suspensão de pouco mais de um mês imposta pela Agência Mundial de Testagem, em razão de resultado analítico adverso em uma de suas amostras. A atleta foi punida com um mês de suspensão, já que a Corte Arbitral do Esporte entendeu que havia contaminação no frasco de suplemento utilizado pela pesista do Brasil, mas omitiu os alimentos e suplementos que consumiu no período.

“Eu não tenho palavras para mensurar a gratidão que eu sinto por Deus, por todas as pessoas que torceram por mim, que fizeram suas orações. Em especial, ao apoio da Marinha do Brasil, que acreditou, me apoiou e confiou em mim. Sem esse apoio, seria quase impossível prosseguir. Que venham mais Jogos Olímpicos e muitos resultados”, vibrou.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com