Em parceria com Comitê Olímpico do Brasil, CBLP promove workshop educativo antidopagem

Evento desta quarta-feira busca instruir atletas sobre substâncias proibidas e conscientizar sobre gravidade da prática; conteúdos sobre o assunto serão compartilhados com frequência nos canais da Confederação

 

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Em mais uma ação de combate ao doping na modalidade, a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) promove um Workshop de Educação Antidoping nesta quarta-feira (16). O evento é realizado, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), de forma online a partir das 19h (de Brasília). Para participar, basta clicar aqui.

Em 2022, esta será a primeira de uma série de ações que a CBLP quer realizar para conscientizar os atletas e treinadores da modalidade. Com a meta de reduzir drasticamente o número de casos positivos nos próximos anos, a entidade vai investir em depoimentos e ações educativas em parceria com o COB.

A atividade desta quarta-feira conta com o Dr. Christian Farias Trajano – gerente de Educação e Prevenção ao Doping do COB – como palestrante e tem como proposta educar os participantes sobre as substâncias proibidas, além de elucidar ainda mais sobre a importância do tema.

Trajano é médico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestrando em Bioética pela PUC-PR e já foi diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) entre 2017 e 2018. O doutor elogiou a iniciativa da CBLP, que vem promovendo o jogo limpo constantemente e seguindo a tendência dos esforços olímpicos na luta contra o doping.

“A iniciativa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos reafirma o compromisso do movimento olímpico em prevenir o doping e garantir que atletas limpos possam competir em um ambiente seguro e com oportunidades iguais para todos que se dedicam ao aperfeiçoamento contínuo de suas habilidades pessoais”, elogiou o gerente do Comitê Olímpico.

Esta não será a primeira vez que a CBLP realiza ações educativas em conjunto com o COB sobre a antidopagem. Em junho de 2021, a entidade-mor do levantamento de pesos nacional fez um webinar de educação sobre o tema para conscientizar e alertar aos participantes sobre a gravidade da prática do doping. Assim como em 2022, a atividade contou com palestra de Trajano.

O ministrante da ação desta quarta-feira falou sobre o papel que o COB tem no combate à dopagem e complementou acerta da importância dos atletas se conscientizarem sobre o assunto.

“O papel do Comitê Olímpico do Brasil em relação ao doping é o de orientar e educar os atletas para prevenir essa ameaça. Através da área de Educação e Prevenção ao Doping, trabalhamos para disseminar informações relevantes a eles para ajudar no combate ao uso de substâncias proibidas”, explicou.

“O atleta deve ter consciência que ele é o único responsável por qualquer substância que entre em seu corpo, mesmo que de forma não intencional”, completou.

Substâncias proibidas

Um dos principais temas a serem abordados no workshop trata-se das substâncias proibidas pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem em conformidade com a Agência Mundial Antidopagem (WADA). É imprescindível que os atletas consultem seu respectivo médico do esporte antes de tomar qualquer medicamento, suplemento ou afins.

A lista de substâncias não permitidas pode ser consultada no site da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com