Em competição acirrada, Beatriz Santos leva bronze nos 55kg dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Brasileira somou 136kg, mesma carga levantada pela argentina Luana Pinchetti, que ficou com a prata da categoria

Beatriz Santos terminou empatada com a segunda colocada, mas ficou com o bronze pelo critério de desempate. Foto: Sara Di Tomasso/Prensa Rosario 2022

Nelson Ayres e Henrique Porto (especial para assessoria de imprensa) – Fato&Ação – Assessoria de Imprensa CBLP

Um bronze com sabor de prata. É desta maneira que pode ser descrita a conquista de Beatriz Santos nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Disputando a categoria até 55kg, a paulista de Bragança Paulista empatou em peso com a argentina Luana Pinchetti, perdendo a medalha de prata nos critérios de desempate.

Neste sábado (7) em Rosário, na Argentina, Beatriz inicialmente levantou 60kg na prova de arranco. Nas três tentativas, a representante do Time Brasil executou 55kg, falhou na tentativa de 58kg e depois alcançou a marca de 60kg. Na sequência, na prova de arremesso, falhou na tentativa de 71kg, mas teve sucesso com 73kg e 76kg.

Na somatória dos pesos, Beatriz levantou um total de 136kg, o mesmo obtido pela argentina Pinchetti. A competição foi muito equilibrada, ao ponto da quarta colocada – a venezuelana Marianny Gonzalez – levantar um total de 135kg. A medalhista de ouro, Violeta Fernandez (PAR), destoou das demais com a marca de 148kg.

Beatriz começou no esporte por indicação médica, após ser diagnosticada como “estabanada e muito calada”. A hoje atleta do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (SP) tem 14 anos e treina cerca de cinco horas diárias, seis vezes por semana.

A pesista exalava felicidade ao final da prova. “Estou extremamente feliz com a competição”, disse. “Fui muito bem, apesar de estar um pouco nervosa. Na prova de arremesso eu estava um pouco mais calma e quando acertei a última carga, fiquei muito feliz”, relatou a medalhista. “No arranco eu estava muito nervosa. Não achei que ficaria, mas deu tudo certo e não tem como descrever a felicidade de estar aqui e medalhar em minha primeira competição internacional”, festejou.

Quem também subiu na plataforma neste sábado foi o pesista João Victor Costa, pela categoria 67kg. Terminou na quinta colocação geral, levantando uma carga total de 225kg. Na prova de arranco, levantou respectivamente 95kg e 100kg, falhando na tentativa de 105kg. Já na prova de arremesso, Costa chegou a 125kg em sua segunda tentativa, cumprindo 120kg na primeira e falhando na tentativa de 131kg na terceira oportunidade.

Na categoria até 59kg feminina, Marcella Piovesan terminou na sexta colocação. Levantou uma carga total de 153kg, sendo 73kg no arranco e 80kg no arremesso. Na segunda prova ainda tentou melhorar a sua marca, mas não teve sucesso nas tentativas de erguer 84kg e 86kg respectivamente.

Por fim, Eduarda de Brito terminou na décima colocação a competição até 64kg. Na prova de arranco, alcançou uma carga máxima de 50kg. Já na prova de arremesso, a pesista performou o levantamento de 70kg. No total, chegou a uma carga de 120kg.

As disputas em Rosário encerram neste domingo (8), quando sobem à plataforma os pesistas das categorias +64kg feminino, 81kg e +81kg masculino.

As competições de levantamento de peso nos Jogos Sul-Americanos da Juventude ocorrem no Parque Único Sul-Americano. O evento é organizado pela Organização Esportiva Sul-Americana (ODESUR) e reúne 2.500 atletas de quinze países, que competem em 26 modalidades.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com